Síndrome do intestino irritável ou IBS é uma condição digestiva caracterizada por inchaço, dor abdominal ou desconforto, associada a diarréia ou constipação. Ela afeta entre 10 a 15 por cento dos americanos e a causa exata não é conhecida, embora alguns fatores desencadeadores como estresse emocional e certos alimentos tenham sido identificados, de acordo com o Manual Merck. Cúrcuma pode ajudar a melhorar esta condição, no entanto, tomar este suplemento deve medicamente supervisionada.
Sobre a cúrcuma, cúrcuma, medicamente conhecida como Curcuma longa, é um tempero comumente usado em comida asiática. É uma planta medicinal com uma longa história de uso em medicina ayurvédica e medicina tradicional chinesa. Açafrão é mais conhecido como um agente anti-inflamatório, para ajudar a melhorar as condições digestivas e hepáticas, bem como doenças de pele. Turmeric é aprovado pela Comissão Alemã E para a gestão de vários problemas digestivos, no entanto, atualmente não é aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para tratar qualquer condição médica. O ingrediente ativo chave da cúrcuma é a curcumina.
A cúrcuma pode ajudar a aliviar os sintomas da SII, de acordo com um estudo publicado em dezembro de 2004, publicado no Journal of Alternative and Complimentary Medicine. mais de 200 participantes que foram diagnosticados com síndrome do intestino irritável e sem outras condições médicas. Eles receberam uma dose diária de um a dois comprimidos de cúrcuma padronizada por oito semanas. Os autores encontraram uma melhora significativa no desconforto abdominal e nos padrões intestinais. Outro estudo publicado na edição de julho de 2010 do Indian Journal of Physiology and Pharmacology e conduzido em animais sustenta ainda mais a ideia de que a curcumina ajuda a reviver os sintomas da IBS. tem a capacidade de reduzir a motilidade do trato digestivo.
Segurança
Turmeric tem um excelente perfil de segurança quando tomado conforme indicado por um prestador de cuidados de saúde. Indivíduos com diabetes devem usar este suplemento com cautela, pois a curcumina pode reduzir os níveis de glicose no sangue. As mulheres grávidas devem evitá-lo, pois a segurança deste produto durante a gravidez não foi totalmente avaliada. Açafrão pode interferir com algumas drogas convencionais, incluindo anticoagulantes como varfarina e aspirina, medicamentos anti-diabetes e medicamentos prescritos para reduzir a acidez do estômago, como cimetidina, ranitidina e omeprazol.
Considerações
Consulte um profissional de saúde qualificado para descobrir a dosagem ideal de açafrão, bem como possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. Consulte um nutricionista também, porque uma dieta saudável pode ajudar ainda mais a aliviar os sintomas da SII. Tenha em mente que a cúrcuma não substitui qualquer medicamento convencional prescrito para a síndrome do intestino irritável.