Açafrão é uma especiaria amplamente utilizada na culinária indiana. É responsável por dar curry sua cor amarela e sabor. Na medicina herbal, a cúrcuma tem uma longa história de uso para o tratamento de várias condições e demonstrou atividade antimicrobiana. A pesquisa sobre o potencial antimicrobiano da cúrcuma é limitada a experiências com animais e tubos de ensaio e mostra que pode matar bactérias e vírus. Estudos humanos bem desenhados são necessários para saber se ele funcionará da mesma maneira em humanos.
Combate o vírus da hepatite C
Um estudo publicado em julho de 2013 na revista "Gut" descobriu que a cúrcuma protege as células do fígado de hepatite C, um vírus que causa doença hepática. Usando células hepáticas humanas, os pesquisadores incubaram a curcumina - o componente ativo da cúrcuma - com hepatite C para examinar sua atividade antiviral. Eles descobriram que a cúrcuma impedia efetivamente que o vírus da hepatite C entrasse nas células do fígado humano. Outros testes revelaram que a curcumina prejudicou a ligação viral e a fusão, que se refere ao processo no qual um vírus interage com a superfície de uma célula hospedeira para invadi-la.
Protege contra a infecção por Vibrio Vulnificus
Curcumina de cúrcuma exerce atividade antimicrobiana contra a infecção por Vibrio vulnificus, de acordo com os resultados de um estudo publicado em dezembro de 2011 na revista "FEMS Immunology and Medical Microbiology." Vibrio vulnificus pertence à mesma família de bactérias que causam cólera. Estar exposto a frutos do mar contaminados ou água do mar pode causar vômitos, diarréia e dor abdominal. Os pesquisadores descobriram que a curcumina impediu o crescimento de bactérias Vibrio vulnificus e impediu a ligação das bactérias às células do hospedeiro, um importante mecanismo de proteção, segundo os autores.
Erradica células de câncer de papilomavírus humano
Pesquisadores dizem que desenvolveram um Creme vaginal à base de curcumina que efetivamente erradica o papilomavírus humano, ou células cancerígenas do HPV. Em um estudo de tubo de ensaio utilizando células humanas de câncer de HPV, eles descobriram que a curcumina inibia a expressão de várias proteínas pró-câncer e eliminava seletivamente vários tipos de células cancerígenas do HPV sem prejudicar o tecido não canceroso. O estudo foi publicado na edição de abril de 2013 da revista "Oncologia Ginecológica".
Açafrão em Alimentos e Suplementos
As raízes e os bulbos da planta açafrão são usados em alimentos e fitoterapia. Cúrcuma também está disponível como um suplemento em várias formas, como cápsulas contendo pó, extrato líquido e tintura. Usar cúrcuma em sua comida é considerado seguro, mas fale com seu médico primeiro se você estiver pensando em tomar suplementos de açafrão. Açafrão pode reduzir o açúcar no sangue, o que pode causar problemas se você estiver tomando medicação para diabetes. Pode também agir como um anticoagulante, interagindo com medicamentos que afinam o sangue ou aumentando o risco de sangramento durante a cirurgia.
, , ] ]