casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos da cúrcuma na memória

Cerca de 15% dos homens e 11% das mulheres com 65 anos ou mais têm algum grau de comprometimento moderado ou grave da memória, de acordo com o Fórum Interagencial Federal sobre Estatísticas Relacionadas ao Envelhecimento. A perda de memória não é apenas angustiante para os pacientes e suas famílias, mas também para as pessoas que correm maior risco de entrar em um lar de idosos. Muitas pessoas recorrem à medicina alternativa e complementar na esperança de aumentar sua capacidade de memória, sendo a cúrcuma um suplemento que pode ter benefícios para aumentar a memória. Sempre consulte um médico antes de tomar um suplemento.

Turmeric é uma planta nativa do sul da Índia e da Indonésia, com hastes que são cozidos, secos e esmagados a um pó e usado em caril e mostarda amarela. Um extrato de raiz de açafrão, conhecido como curcumina, tem sido estudado por sua capacidade de melhorar uma variedade de doenças de saúde, incluindo a doença de Alzheimer. A curcumina parece ter propriedades antioxidantes, o que significa que pode diminuir a inflamação e o inchaço. Moradores da Índia, que usam grandes quantidades de cúrcuma em sua dieta, têm as taxas mais baixas de Alzheimer do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Significância

A maioria dos adultos experimentará momentos de perda de memória como eles envelhecem, como esquecer onde colocam as chaves do carro. Outros podem sofrer de comprometimento cognitivo leve, uma doença que afeta a memória, mas ainda é relativamente leve, embora possa piorar gradualmente. Seus sintomas incluem dificuldade em lembrar fatos recentemente aprendidos e incapacidade de adquirir novas informações. As formas mais graves de deficiência de memória incluem demência e doença de Alzheimer, uma condição progressivamente debilitante que destrói lentamente a memória e as habilidades de pensamento. Doença de Alzheimer

Acredita-se que as placas beta-amilóide no cérebro, bem como o estresse oxidativo, os radicais livres nocivos e a inflamação são todos componentes-chave no desenvolvimento de problemas de memória, particularmente relacionados à doença de Alzheimer. Um estudo publicado em setembro de 2010 na revista "Neuroscience" alimentou extratos de curcumina em ratos com placas de beta-amilóide e descobriu que a curcumina melhorou a aprendizagem espacial e a memória.

Outros benefícios da memória

A curcumina pode ter benefícios para perda de memória não-Alzheimer também. Descobertas publicadas na edição de maio de 2010 de "Farmacologia, Bioquímica e Comportamento" mostraram que os extratos de curcumina ajudaram a melhorar o aprendizado e a memória espacial, bem como a concentração de neurotransmissores cerebrais em ratos saudáveis. "Neurofarmacologia" também demonstrou que a curcumina reverteu a cognição prejudicada em ratos de laboratório causada por estresse crônico e estimulou a aprendizagem e a memória nos animais.

Considerações

Não há efeitos colaterais importantes associados com consumo normal de cúrcuma. Doses mais altas podem aumentar a temperatura do corpo e aumentar o ácido oxálico na urina, o que é um problema se você estiver propenso a pedras nos rins. Embora o uso a longo prazo de extratos de açafrão não tenha sido estudado em seres humanos, o autor e médico Dr. Ray Sahelian diz que você pode tomar uma a três cápsulas de açafrão diariamente, sem quaisquer problemas significativos. Estima-se que as pessoas na Índia consumam cerca de 2 gramas de cúrcuma por dia.