casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Razões para a bexiga não esvaziar

A bexiga é um órgão oco que pode segurar confortavelmente cerca de duas xícaras de urina por aproximadamente duas a cinco horas, de acordo com a National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse. Uma vez que a bexiga enche até um limite confortável, os sinais vão para o cérebro para alertar o corpo que a bexiga está cheia e comunicar a necessidade de urinar. Uma vez que a micção ocorre, a bexiga começa a encher novamente. Às vezes, uma falha no sistema de sinalização impede a bexiga de liberar toda a urina, uma condição conhecida como retenção urinária.

Bexiga Neurogênica

A bexiga neurogênica é uma condição médica na qual os músculos e nervos em o sistema urinário se comunica indevidamente. Os nervos que sinalizam entre o cérebro e a bexiga também funcionam incorretamente. O resultado da falta de comunicação é o vazamento de urina e retenção urinária. O tratamento para a condição depende do motivo do dano no nervo e inclui medicamentos e um cateter para aliviar a bexiga. Condições que podem causar danos nos nervos da bexiga incluem esclerose múltipla, lesão ou trauma na pélvis, diabetes e infecções do sistema nervoso central, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Ampliação da glândula prostática

A próstata é uma glândula masculina que fica logo abaixo da bexiga e circunda a uretra, que é o tubo que permite que a urina viaje da bexiga para a parte externa do corpo. Conforme o homem envelhece, a próstata pode aumentar de tamanho. O aumento também pode ser devido a uma inflamação da próstata. Esse aumento reduz a uretra, bloqueando o fluxo de urina. Tratamentos para diminuir o aumento incluem medicamentos e procedimentos cirúrgicos para remover o tecido da próstata.

Bloqueio

Os rins podem formar cristais e materiais sólidos na urina, referidos como pedras nos rins. Como as pedras nos rins passam através do sistema urinário, elas podem causar um bloqueio. As pedras podem ficar presas nos ureteres, que são os tubos que conectam os rins à bexiga ou na uretra. O bloqueio resultante pode interromper o fluxo de urina para fora do corpo. Os cálculos renais também podem causar dor extrema à medida que se movem pelo corpo.

Medicamentos

Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que podem causar retenção urinária. Os anti-histamínicos, usados para tratar alergias e secar a mucosa, podem fazer com que a bexiga retenha a urina. Certos medicamentos têm efeitos colaterais anticolinérgicos ou do sistema nervoso, incluindo constipação, boca seca, visão turva e retenção urinária. Estes medicamentos geralmente ajudam a tratar doenças como cólicas estomacais, incontinência urinária e espasmos musculares no corpo. Alguns medicamentos antidepressivos também podem causar a retenção da urina na bexiga.

, , ] ]