A cistite é a infecção da bexiga e, de acordo com o Medline Plus, os sintomas da doença incluem micção frequente e dolorosa, febre, náusea e vômito. O MedlinePlus também relata que a cistite geralmente ocorre em mulheres sexualmente ativas entre 20 a 50 anos de idade e é comumente causada por bactérias como E. coli. Os antibióticos são a base do tratamento contra cistite, portanto, o tipo de antibiótico e a duração do tratamento dependem da condição geral do paciente e da quantidade de bactérias na urina.
Amoxicilina
Tradicionalmente, a amoxicilina tem sido um dos antibióticos mais comuns usados para tratar a cistite, mas a Universidade de Maryland Medical Center relata que 25% das cepas de E. coli são agora resistentes a esse antibiótico. Pode, no entanto, ser usado para tratar a cistite causada por espécies de Enterococcus e Staphylococcus saprophyticus. A amoxicilina está disponível na forma de cápsula ou comprimido e é administrada oralmente a cada oito ou 12 horas, conforme prescrito pelo médico. Os efeitos colaterais comuns incluem náuseas, vômitos e diarréia, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck.
Cefalosporinas
As cefalosporinas, como cefalexina, cefadroxil, cefuroxima e cefixima, são frequentemente usados para tratar a cistite e são eficazes contra vários tipos diferentes. bactérias. Essas drogas podem ser administradas por via oral ou intravenosa, dependendo da condição do paciente. Merck Librarys on-line Medical Library descreve os efeitos colaterais comuns de cefalosporinas como diarréia, vômitos e cólicas estomacais.
Fluoroquinolonas
Outra classe de antibióticos que são amplamente utilizados para tratar a cistite são fluoroquinolonas, como ciprofloxacina e norfloxacina. Em um ensaio clínico publicado na edição de fevereiro de 2005 do Journal of American Medical Association, o Dr. Thomas M. Hooton relata que um regime de três dias de ciprofloxacina poderia curar 77% das mulheres com cistite não complicada dentro de duas semanas.>
As fluoroquinolonas atuam matando as bactérias que causam a infecção e estão disponíveis na forma de cápsulas ou comprimidos para serem tomadas por via oral. Náuseas, vômitos, dor de estômago e azia são os efeitos colaterais mais comuns, conforme descrito pela Biblioteca Médica Online de Merck Manual.
Doxiciclina
Doxiciclina é comumente prescrita para tratar cistite causada por espécies de clamídia e micoplasma e está disponível na forma de comprimido e suspensão. A Universidade de Maryland Medical Center adverte mulheres grávidas e crianças contra o uso de doxycyline. Os efeitos colaterais mais comuns incluem alterações na cor da pele, queimaduras solares, dor na boca, dor de estômago e diarréia, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck.
Trimethoprim /Sulfametoxazol - O Centro de Tecnologia da Informação da Johns Hopkins recomenda sulfametoxazol /trimetoprima, ou TMP /SMX, como o tratamento de primeira linha para cistite não complicada, porque é bastante eficaz e barato. No entanto, cerca de 20% das cepas de E. coli causadoras de cistite são resistentes a esse antibiótico nos Estados Unidos e, portanto, devem ser usadas com cautela. Um regime de três dias do antibiótico é administrado por via oral e, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manual, efeitos colaterais comuns incluem náuseas, vômitos, diarréia e perda de apetite.
Nitrofurantoína
Em um artigo publicado na edição de novembro de 2007 do Archives of Internal Medicine, o Dr. Kalpana Gupta recomenda um curso de cinco dias de nitrofurantoína como uma alternativa para um curso de três dias de TMP /SMX para evitar o surgimento de resistência às fluoroquinolonas, que são usadas como alternativa em doentes com alergias TMP /SMX. Nitrofurantoína está disponível como uma cápsula e líquido e é tomado por via oral, duas ou quatro vezes por dia. Efeitos colaterais comuns, como descritos pela Biblioteca Médica On-line da Merck, incluem náuseas, vômitos e perda de apetite.