casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Medicamentos para tratar infecções por Staph

Se não forem tratadas, as infecções causadas pela bactéria Staphylococcus aureus, ou S. aureus, podem levar à incapacidade crônica ou mesmo à morte. S. aureus é um tipo de bactéria Staphylococcus, mas é responsável pela maioria das infecções causadas por este grupo. Causa infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas e articulares, pneumonia e infecções do sistema nervoso central. A Infectious Disease Society of America, ou IDSA, publicou diretrizes para o tratamento dessas infecções em 2011. As infecções por S. aureus são tratadas com uma variedade de antibióticos, dependendo da cepa, incluindo penicilinas e cefalosporinas.

Medicamentos para Meticilina- S. aureus suscetível

S. aureus suscetível à meticilina, ou MSSA, é uma cepa que permanece adequadamente tratada com penicilina, um antibiótico padrão. As penicilinas geralmente incluem nafcilina, oxacilina (Bactocill) e dicloxacilina (Dynapen). A nafcilina e a oxacilina são administradas por injeção ou por via endovenosa ou intravenosa. Dicloxacilina pode ser tomada em forma de pílula. Para pessoas alérgicas à penicilina, um grupo de antibióticos chamados cefalosporinas, como cefalexina (Keflex) e cefazolina (Ancef), pode ser usado como uma alternativa. O Keflex é administrado por via oral, enquanto o Ancef é administrado por injeção ou por via intravenosa. A daptomicina (Cubicin), outra medicação intravenosa, é eficaz contra o MSSA, mas é reservada para infecções graves de tecidos moles ou pele em adultos.

Medicamentos para S. aureus resistente à meticilina

S. aureus resistente à meticilina, ou MRSA, é resistente a medicamentos para penicilina. Se a infecção for adquirida na comunidade e não no hospital e não for grave, ela pode ser tratada com medicamentos antibióticos orais, como trimetoprim /sulfametoxazol, ou TMP /SMX (Bactrim, Septra), tetraciclina e clindamicina (Cleocina). O TMP /SMX não é aprovado para este uso pela Food and Drug Administration dos EUA, mas estudos mostraram sua eficácia contra a infecção por MRSA. TMP /SMX, tetraciclinas e clindamicina são tomados por via oral, tornando-os úteis para o tratamento em casa. Linezolida (Zyvox), um medicamento oral ou intravenoso, é especialmente eficaz no tratamento de infecções pulmonares, como a pneumonia. Assim como com a infecção por MSSA, a daptomicina pode ser usada contra a infecção do tecido mole por MRSA.

Uso da vancomicina

O antibiótico vancomicina (Vancocin) pode ser usado para tratar tanto o MSSA quanto o MRSA. No entanto, devido ao uso excessivo e ao desenvolvimento de S. aureus resistente à vancomicina, este medicamento é reservado para pessoas com infecção grave ou alérgicas a antibióticos alternativos. A vancomicina IV geralmente é iniciada somente após o tratamento ter falhado com um dos medicamentos recomendados já discutidos. Se uma pessoa for tratada com vancomicina e a infecção não for resolvida, a IDSA recomenda o tratamento com daptomicina e um segundo agente, como gentamicina, rifampicina (Rifadin), linezolida, TMP /SMX ou penicilina. Outro agente que pode ser usado se o tratamento com vancomicina falhar é um antibiótico de combinação chamado quinupristina-dalfopristina, que é administrado através de uma linha IV.

Avisos

Se você ou alguém que você conhece está tomando um antibiótico para tratamento da infecção por S. aureus, você deve compreender os sinais de alerta dos efeitos colaterais dos medicamentos, reação alérgica e agravamento da infecção. Medicamentos podem levar as pessoas a desenvolver erupções cutâneas, bolhas, urticária, chiado no peito ou inchaço na face e garganta, que podem ser sinais de uma reação alérgica com risco de vida chamada anafilaxia. Se você sentir que está tendo um efeito colateral ou uma reação alérgica a um medicamento, ligue para o seu médico ou procure assistência médica imediatamente. Se você tem uma infecção que está sendo tratada por um profissional de saúde, mas você desenvolve febre, vômitos, diarréia, tontura ou tontura ou alterações mentais repentinas, procure atendimento médico imediatamente. Estes podem ser sinais de agravamento da infecção.