A queda da bexiga, às vezes também chamada de bexiga caída ou referida pelo termo médico cistocele, é uma condição que afeta as mulheres. Uma parede separa a bexiga e a vagina de uma mulher, e quando a parede se torna fraca, a bexiga pode cair na vagina. Fatores de risco para um cistocele incluem mulheres que deram à luz ou tiveram uma histerectomia. O envelhecimento é outro fator de risco para a queda da bexiga. As mulheres que percebem sinais desse fenômeno são instadas a discutir o assunto com seus médicos. Cistocele é medido em graus, com grau 1 sendo leve, grau 2 mais grave e grau 3. avançado.
Pressão pélvica
Uma sensação de pressão de saciedade na região pélvica pode ser um sinal de que a bexiga de uma mulher caiu. A causa da pressão é o peso adicional da bexiga que se abaixou na vagina. A pressão pode piorar em pé ou quando se esforça durante uma tosse ou espirro.
Incontinência de esforço
A queda da bexiga pode causar o vazamento involuntário de urina, chamado incontinência de estresse. A incontinência de estresse ocorre durante qualquer ato de esforço físico: espirros, tosse, riso, transporte de objetos pesados e até mesmo sexo. Mulheres que têm um cistocele moderado também podem sentir dor durante a relação sexual.
Protrusão Tissular
O aparecimento de tecido protuberante é um sinal de que a bexiga caiu, de acordo com a National Kidney and Urologic Disease Information Clearinghouse ( NKUDIC). Uma mulher pode notar a protrusão de uma cistocele de grau 2 ou 3 quando está em pé ou sentada. A bexiga pode recuar quando ela está deitada em uma posição propensa. Os médicos podem ser capazes de diagnosticar uma cistocele por exame sozinho quando a condição se tornou avançado.
As mulheres que têm uma bexiga caída muitas vezes experimentam infecções do trato urinário freqüentes ou recorrentes, de acordo com a Clínica Mayo. Infecções recorrentes da bexiga, por si só, provavelmente não apontam para um cistocele, mas podem acompanhar outros sintomas da doença. , , ] ]