O sistema urinário excreta resíduos solúveis em água do corpo através da urina. Também ajuda a manter o equilíbrio adequado de produtos químicos e água no corpo. Distúrbios do trato urinário podem alterar a capacidade de urinar normalmente, o que pode ter outros efeitos negativos em todo o corpo. Nos homens, problemas urinários podem surgir nos rins, ureteres, bexiga, próstata ou uretra.
Prostatite
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que fica abaixo da bexiga. A próstata envolve a uretra - o tubo através do qual o sêmen e a urina passam através do corpo - e trabalha em conjunto com o sistema reprodutor masculino. A prostatite é uma condição na qual a próstata se torna inflamada, devido a uma infecção bacteriana ou outra razão desconhecida. A prostatite pode causar urgência e frequência urinária, dor ou ardor ao urinar e dor em todo o abdome inferior. Outros sinais e sintomas comuns associados à prostatite incluem dificuldade em urinar, virilha ou dor lombar, dor ou desconforto no pênis ou nos testículos e ejaculação dolorosa. Certos fatores de risco podem aumentar a probabilidade de prostatite, incluindo infecções na bexiga ou uretra, trauma, desidratação, uso de cateter e vírus da imunodeficiência humana, ou HIV.
Hipertrofia benigna da próstata
Hipertrofia benigna da próstata, ou HBP, é um problema urinário masculino comum, especialmente entre homens de meia-idade. MayoClinic.com afirma que BPH, também conhecido como aumento da próstata, pode causar sintomas urinários irritantes, como um bloqueio da urina e problemas urinários e renais. Os sinais e sintomas comuns associados à HBP incluem um fluxo de urina fraco, dificuldade para iniciar a micção, driblar no final da micção, o desejo frequente de urinar, esforço ao urinar, evacuação incompleta da bexiga, sangue na urina e infecções do trato urinário. Certos fatores de risco podem aumentar a probabilidade de desenvolver HPB, como o envelhecimento, possuir um histórico familiar da doença e ser um homem branco ou negro.
Retenção urinária
Retenção urinária - a incapacidade de esvaziar a bexiga - é um problema urinário masculino comum entre os homens em seus 50 e 60 anos. De acordo com o National Kidney e Urologic Diseases Information Clearinghouse, os dois principais tipos de retenção urinária são crônicos e agudos. A retenção urinária crônica é caracterizada pela dificuldade em iniciar um fluxo e evacuação incompleta da bexiga. Uma pessoa com retenção urinária crônica pode urinar com freqüência e sentir um impulso implacável de urinar, embora ele normalmente não consiga anular uma quantidade significativa de urina. A retenção urinária aguda é caracterizada pela completa incapacidade de urinar. A retenção urinária aguda é uma emergência médica que requer intervenção imediata. Os sinais e sintomas comuns associados à retenção urinária crônica incluem incontinência por fluxo fraco e transbordamento ou dribles pós-micção. Sinais e sintomas comuns associados à retenção urinária aguda incluem dor ou desconforto no abdômen inferior e inchaço abdominal.