DSTs bacterianas
As infecções por clamídia e gonorreia não tratadas têm um alto risco de complicações. Entre 10% e 30% das mulheres infectadas com essas DST desenvolverão a doença inflamatória pélvica (DIP), que é uma infecção que se espalhou para os órgãos reprodutivos da mulher. A infecção por IDP pode se tornar grave o suficiente para causar sepse e morte, embora essa seja uma complicação rara. Mais comumente, os antibióticos curam a infecção, mas ainda desenvolvem problemas de inflamação interna e aderências.
Aproximadamente 10 a 20% do tempo, a IDP pode produzir cicatrizes que causam infertilidade, juntamente com dor pélvica crônica e ectópica ) gravidezes. Como muitas infecções por clamídia e gonorreia têm poucos ou nenhum sintoma, é fundamental que as mulheres sexualmente ativas sejam testadas regularmente para detectar e curar essas DSTs antes que ocorram danos permanentes.
Vírus do Papiloma Humano (HPV)
Algumas cepas de HPV podem produzir verrugas genitais ou causar cânceres relacionados ao HPV. As verrugas genitais por si só não costumam causar complicações médicas graves, embora sejam certamente uma das principais causas de problemas de estresse, ansiedade e auto-estima. Complicações, como infecções secundárias da pele ou cicatrizes, também podem ocorrer como resultado de tratamentos tópicos ou cirúrgicos para verrugas genitais.
Outra complicação rara das verrugas genitais é chamada papilomatose respiratória recorrente (PRR), que ocorre quando o HPV Passa de uma mãe infectada para o bebê através do processo de parto. Cerca de 2.000 bebês são afetados a cada ano nos Estados Unidos. Essas crianças desenvolvem crescimentos de HPV sobre e em torno de suas pregas vocais, que devem ser removidas cirurgicamente.
Os cânceres relacionados ao HPV incluem os cancros cervical, vaginal, vulvar, anal, peniano e orofaríngeo (boca e garganta). Complicações podem surgir durante o tratamento cirúrgico ou quimioterapia, incluindo infertilidade, defeitos estéticos, infecções secundárias e até a morte.
Vírus Herpes Simplex (HSV)
As complicações secundárias mais comuns do HSV são principalmente infecções secundárias da pele, que ocorrem tipicamente após coçar a pele e as bolhas durante um surto. O HSV não leva à infertilidade, mas o herpes certamente pode criar ou contribuir para o intercurso doloroso ou dor pélvica crônica.
Na gravidez, no entanto, uma nova infecção por herpes simples pode ter múltiplas complicações, incluindo aborto espontâneo, parto prematuro e prematuro. bebês e complicações graves no feto se a infecção se espalhar para o cérebro e sistema nervoso. Herpes, meningite e encefalite geralmente são fatais se não forem prontamente tratados. A boa notícia é que, embora quase um terço das mulheres grávidas tenham herpes genital, menos de 0,1% dos bebês desenvolvem herpes neonatal. Se uma mulher grávida está tendo um surto de herpes genital no momento de seu parto, uma cesariana é tipicamente realizada para diminuir as chances de transmissão de herpes para o bebê.
Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)
Como o HIV ataca o sistema imunológico, as complicações precoces do HIV geralmente envolvem infecções que normalmente não causam doenças em adultos saudáveis. Com os atuais avanços no tratamento médico, as pessoas infectadas com HIV podem ter muitos anos até décadas durante as quais a doença está latente (inativa) e não apresentam complicações. O estágio final da doença do HIV é chamado de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e, nesse ponto, as complicações incluem muitas infecções oportunistas e cânceres, todos e quaisquer um dos quais podem ser fatais.
Hepatite B e C
Ambas as infecções virais da hepatite B e C podem ter sintomas mínimos por anos a décadas, mas complicações a longo prazo incluem cicatrizes no fígado (cirrose), insuficiência hepática, câncer de fígado e, eventualmente, morte.
Complicações DST Parasitárias