casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Exercício e infecções fúngicas

Exercício traz uma série de benefícios positivos para a sua saúde e bem-estar, como melhora do sono, redução do risco de doenças e perda de peso. Também pode trazer alguns efeitos colaterais, incluindo infecções fúngicas. Nós normalmente associamos infecções fúngicas com a vagina, mas elas podem ocorrer na maioria das superfícies da pele, tanto em homens quanto em mulheres. A transpiração do exercício cria os tipos de condições em que as infecções por fungos se desenvolvem. Há também evidências limitadas de que exercícios excessivos aumentam o risco de doenças. As infecções por fungos são causadas por uma variedade de fungos chamada Candida albicans. Candida albicans vive em todo o seu corpo, o tempo todo. Quando as condições estão certas, os fungos se multiplicam em uma taxa alta e causam uma infecção. Microrganismos de leveduras se desenvolvem em lugares quentes e úmidos. Como o exercício aumenta a temperatura do corpo e a transpiração, ele pode estimular a levedura natural a crescer em excesso.

Tipos associados ao exercício físico

Existem dois tipos principais de infecções fúngicas que afetam pessoas que se exercitam regularmente: infecções por fungos da pele e infecções por fungos vaginais. Ambos são causados ​​por um supercrescimento de Candida albicans, e ambos podem ser provocados ou exacerbados pelo aumento da umidade criado durante o exercício regular, de acordo com o MedlinePlus. Pé de atleta também é um tipo de infecção fúngica, mas é causada por mofo, não microrganismos de levedura.

Infecções fúngicas cutâneas se parecem com manchas vermelhas, irritadas da pele. Eles geralmente ocorrem em dobras da pele e lugares que você transpira muito, como debaixo dos braços ou seios, e causam coceira intensa, de acordo com o MedlinePlus. Infecções vaginais de levedura também causam coceira e irritação e muitas vezes resultam em uma descarga de queijo cottage-like. Ambos os tipos de infecções podem produzir um cheiro de levedura semelhante a um pão.

Os cremes anti-fúngicos tópicos e vaginais vendidos sem receita médica devem parar os sintomas leves de infecção por fungos e curar a infecção, de acordo com Centro Médico da Universidade de Maryland. Se eles não melhorarem seus sintomas dentro de três a sete dias, você pode precisar de um tratamento antifúngico com prescrição médica do seu médico. Consulte o seu médico se os seus sintomas vierem com febre ou dor, especialmente dor pélvica.

Função imune

A Universidade de Maryland Medical Center aponta que o exercício de 30 minutos por dia, cinco dias por semana, pode ajudar a reduzir sintomas de infecção por fungos. O exercício moderado melhora a função imunológica e fornece sangue rico em nutrientes e oxigênio para suas células e tecidos. No entanto, um estudo publicado no "Journal of Sports Sciences", em 2004, aponta que o excesso de exercício pode afetar negativamente o seu sistema imunológico e torná-lo mais propenso a infecções. Esta função imunitária suprimida pode estar contribuindo para as suas infecções fúngicas.

Prevenção

Tire suas roupas esportivas o mais rápido possível depois de exercitar e lave-as entre cada uso para ajudar a prevenir infecções fúngicas, de acordo com o MedlinePlus . Use roupas que absorvam a umidade para ajudar a manter a pele limpa e seca. Chuveiro e secar completamente após atividades que fazem com que você suar muito. Não use um maiô molhado por longos períodos de tempo. Use um pó absorvente de umidade em áreas da pele que transpiram mais.