A Candida Diet da Bee é um programa de dieta específico criado pelo consultor de nutrição Bee Wilder para o tratamento da candidíase. Candidíase, comumente referida como simplesmente candida, é um tipo de infecção causada pelo fungo Candida albicans. Candida é o mesmo tipo de fungo que causa infecções fúngicas vaginais, mas também pode afetar outras partes do corpo. Segundo Wilder, grandes mudanças na dieta são necessárias para tratar uma infecção por cândida. Converse com seu médico antes de fazer qualquer alteração importante em sua dieta ou usando suplementos, especialmente se você estiver tomando qualquer medicação.
Sintomas de candidíase
Candida normalmente vive em certas partes do corpo, incluindo a boca e trato digestivo. Em níveis normais, o fungo não é perigoso. No entanto, quando ocorre um crescimento excessivo de candida, pode levar a sintomas como infecções fúngicas vaginais, erupções cutâneas ou manchas brancas na boca conhecidas como aftas orais. De acordo com o site de Wilder, Healing Naturally by Bee, um crescimento excessivo de Candida pode causar uma série de outros problemas de saúde, incluindo baixa temperatura corporal, sintomas semelhantes ao frio, problemas digestivos, visão errática ou manchas nos olhos, fadiga crônica, irritabilidade, perda de desejo sexual, dores de cabeça, nevoeiro cerebral, dor nas articulações, dores musculares e congestão nasal.
Causas da candidíase
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, certos medicamentos - incluindo antibióticos, corticosteróides e alguns contraceptivos orais - pode jogar fora o equilíbrio de bactérias intestinais e levar a um crescimento excessivo de candida. Outras condições de saúde que podem atribuir ao crescimento bacteriano indesejável incluem estar grávida ou com excesso de peso, ter uma infecção bacteriana ou um sistema imunológico enfraquecido ou sofrer de certas doenças, como diabetes ou psoríase. A má nutrição também pode enfraquecer o sistema imunológico e fazer com que a cândida cresça sem controle, relata Wilder.
Alimentos para evitar
O programa de dieta de candida de Wilder usa um processo de duas etapas para eliminar alimentos que alimentam a cândida e adicionar alimentos fornecer nutrição adequada para fortalecer o sistema imunológico. De acordo com Wilder, a principal fonte de alimento da candida é o açúcar, então eliminar o açúcar e todos os tipos de adoçantes da sua dieta é a parte mais importante da sua dieta anti-cândida. Isso inclui frutas, produtos lácteos, adoçantes artificiais, mel, xarope de bordo, alguns vegetais que são ricos em açúcar e alimentos que contêm açúcares escondidos, como carnes de almoço, ketchup e outros condimentos. Ela também recomenda a eliminação de alimentos que são ricos em carboidratos, como amidos e grãos, incluindo pizza, massas, cereais e pães. Soja e produtos de soja também são proibidos. Alimentos para comer
Para fornecer ao sistema imunológico uma nutrição adequada, Wilder recomenda a ingestão de alimentos frescos e não processados, livres de conservantes, pesticidas e outros aditivos alimentares. Sua dieta controle candida permite proteína moderada, gorduras saudáveis e alimentos que são pobres em carboidratos. As fontes permitidas de proteína incluem frango caipira ou peru, ovos orgânicos, carne bovina alimentada com capim e peixes selvagens. Fontes recomendadas de gorduras saudáveis incluem manteiga feita a partir de leite orgânico cru, bem como óleo de coco, óleo de linhaça e óleo de fígado de bacalhau. Legumes permitidos incluem feijão verde, brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, couve, espargos, aipo, pimentão e couve, além de cebola e alho cru.
Considerações
Wilder escreve que um mês de cura pode ser necessário para cada ano você tem sido insalubre. Se você suspeitar que está sofrendo de crescimento excessivo de candida por vários anos, espere que o seu processo de cura demore um pouco. Ela também relata que, quando o fungo candida morre, pode criar um agravamento temporário dos sintomas, uma vez que os resíduos e as toxinas são liberados em seu corpo. Para evitar reações severas, ela recomenda mudanças na sua dieta lentamente e evitar extremos.