O arroz de fermento vermelho é produzido pela fermentação do arroz por uma levedura, Monascus purpureus. Este arroz é servido como alimento em países asiáticos. Também está disponível como suplemento nutricional usado para manter ou diminuir os níveis de colesterol. Além disso, o extrato de levedura vermelho é usado para ajudar na circulação sanguínea, indigestão, saúde do baço e parar a diarréia. O ingrediente ativo do extrato de levedura vermelha, monocolina K, tem a mesma composição química que a lovastatina, e assim os mesmos benefícios, assim como alguns dos mesmos efeitos colaterais. Nos Estados Unidos, extratos de levedura vermelha contendo lovastatina foram classificados como droga pela Food and Drug Administration dos EUA e removidos do mercado.
Dor muscular
Embora seja geralmente bem tolerada pela maioria das pessoas Um dos efeitos colaterais mais graves do extrato de levedura vermelha é o desenvolvimento de dores musculares. Extrato de levedura vermelho pode causar uma quebra do tecido muscular chamado rabdomiólise. Os sintomas incluem dor muscular, sensibilidade e fraqueza. A quebra do tecido muscular, desta forma, pode levar a danos nos rins ao longo do tempo. O risco é maior para aqueles que tomam altas doses desse extrato, ou para tomar junto com a lovastatina. Qualquer sinal de dor e fraqueza muscular deve ser relatado a um médico e o uso de extrato de levedura vermelha deve ser interrompido imediatamente.
Risco de sangramento aumentado
É possível que o extrato de levedura vermelho aumente o risco de sangramento. da mesma forma que a lovastatina, de acordo com a MayoClinic.com. Aqueles com distúrbios hemorrágicos, como a Doença de Von Willebrand, e aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, devem tomar apenas extrato de levedura vermelho sob a supervisão de um médico, já que as dosagens de seus medicamentos podem ter que ser ajustadas. Dano
Extrato de levedura vermelho também pode causar danos ao fígado. Os sintomas de lesão hepática incluem amarelecimento dos olhos e da pele, elevação das enzimas hepáticas e urina escura. Aqueles com doença hepática não devem tomar extrato de levedura vermelha sem primeiro consultar um médico. Bebidas alcoólicas e medicamentos que afetam o fígado, como paracetamol, eritromicina, fenitoína e outras drogas estatina-colesterol, devem ser evitadas enquanto estiver tomando extrato de levedura vermelho.
Reações alérgicas
Houve reações alérgicas relatadas com o uso de extrato de levedura vermelho. Os sinais de uma reação alérgica não devem ser ignorados. Eles incluem comichão e urticária, dificuldade em respirar, inchaço da face, língua e garganta, juntamente com dificuldade em engolir. O suplemento deve ser descontinuado e um médico deve entrar em contato se algum sintoma de uma reação alérgica se desenvolver. Como com muitos suplementos nutricionais, é possível que o extrato de levedura vermelho cause alguns efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo azia e indigestão. Também pode causar gases e inchaço. É crucial escolher um extrato de fermento vermelho feito por uma empresa respeitável. MedlinePlus adverte que a levedura vermelha que não é adequadamente fermentada contém uma substância, a citrinina, que é tóxica para os rins.
, , ] ]