Um distúrbio neurológico é uma doença do sistema nervoso, que inclui o cérebro, a medula espinhal e os nervos. Dependendo da lesão neurológica, as crianças com um distúrbio neurológico podem ter dificuldade com movimento, fala, pensamento, visão ou audição. Alguns distúrbios neurológicos em crianças são herdados e outros são desenvolvidos durante a gravidez, durante o parto ou mais tarde na infância. Distúrbios neurológicos comuns na infância incluem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, autismo, paralisia cerebral e traumatismo cranioencefálico.
Os sintomas variam dependendo do tipo de transtorno neurológico. Um transtorno neurológico comum entre as crianças é o transtorno de déficit de atenção /hiperatividade, ou TDAH. Uma criança com TDAH tem dificuldades de concentração e é inquieta.
Por outro lado, ações repetitivas, interesses restritos e habilidades sociais e de comunicação prejudicadas caracterizam o autismo. Crianças com autismo geralmente têm dificuldade com interação social, brincar fingido, fala e comunicação não verbal, como manter contato visual.
A paralisia cerebral é um grupo de distúrbios causados por danos cerebrais que afeta o movimento do corpo e o tônus muscular. As crianças com paralisia cerebral podem ter dificuldade em andar, comer, trocar de roupa ou participar de outras atividades comuns.
A lesão cerebral traumática, ou TCE, ocorre quando uma força externa danifica o cérebro. Os sintomas de TCE podem variar dependendo da localização e gravidade da lesão, e podem incluir dificuldades com movimento, pensamento, fala, visão ou audição.
Etiologia
As causas dos distúrbios neurológicos pediátricos variam, como relatado pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. A paralisia cerebral e o TCE surgem de lesões no cérebro. Pesquisadores acreditam que o TDAH e o autismo são causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais e estão investigando os mecanismos específicos que causam os transtornos.
A idade de início pode ser diferente, segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. A paralisia cerebral se desenvolve no útero, durante o parto ou na primeira infância. O autismo geralmente aparece antes dos 3 anos de idade. Para um diagnóstico de TDAH, os sintomas devem aparecer antes dos 7 anos de idade. O maior número de TCEs ocorre entre adolescentes e adultos jovens.
Prevalência
De acordo com uma revisão da pesquisa publicada na edição de 30 de janeiro de 2007 da Neurology, estima-se que cerca de 2 por 1.000 crianças tenham autismo. A paralisia cerebral afeta cerca de 2 em cada 1.000 crianças. O TDAH é visto em cerca de 34 em cada 1.000 crianças. Cerca de 475.000 TBIs ocorrem a cada ano entre crianças de 0 a 14 anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O tratamento de distúrbios neurológicos varia dependendo do tipo e da gravidade da doença. O tratamento pode incluir medicação, cirurgia, fisioterapia, terapia da fala e psicoterapia. Dispositivos, como cadeiras de rodas, aparelhos ortodônticos e óculos, podem ser necessários para ajudar a criança com déficits específicos.