Adderall é um estimulante, uma anfetamina que é usada para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, em crianças e adolescentes. Ele também é usado e às vezes abusado por todos, desde estudantes que procuram uma vantagem em um exame até jogadores de beisebol que reivindicam TDAH, a fim de obter isenção da proibição de anfetaminas da Major League Baseball. A segurança de Adderall para crianças é muito debatida, e os especialistas em saúde dividem-se quanto à possibilidade de o medicamento apresentar riscos inaceitáveis de ataques cardíacos e derrames. As crianças muitas vezes "crescem" de TDAH, por isso a questão de se deve ou não medicar uma criança é difícil.
Adderall e TDAH
Há uma série de estimulantes que são prescritos para crianças com TDAH . Ritalina e Adderall podem ser as duas anfetaminas mais conhecidas dadas às crianças. Embora a causa e o efeito não sejam bem compreendidos, o Adderall melhora os principais sintomas do TDAH - falta de atenção, pouco controle dos impulsos e hiperatividade - em várias crianças com TDAH e, às vezes, a melhora é dramática. Então Adderall é uma arma poderosa para tratar o TDAH, e o uso dele e de outros estimulantes no tratamento do TDAH aumentou muito nos primeiros anos do século XXI.
Efeitos colaterais
Tanto crianças como adultos que tomam Adderall corre os riscos de efeitos colaterais desagradáveis, incluindo diminuição do apetite, perda de peso, insônia, irritabilidade e dependência. Contrações e tiques podem se desenvolver. A taxa de crescimento em crianças pode ser reduzida, embora a redução pareça ser um efeito de curto prazo. Como MayoClinic.com explica, os efeitos colaterais mais graves da Adderall ligam a droga a uma série de ataques cardíacos e derrames.
Evidence
Estimulantes como Adderall e Ritalina aumentam sua freqüência cardíaca e pressão arterial. Um pequeno número de mortes por ataques cardíacos em crianças ocorreu devido ao uso de Adderall. Os defensores de Adderall afirmam que as mortes ocorreram em crianças com problemas cardíacos subjacentes. No entanto, os críticos de Adderall acreditam que as anfetaminas são perigosas. Em março de 2011, um estudo divulgado pela Universidade da Pensilvânia e relatado pela CBS News não encontrou mais risco de morte entre os usuários de estimulantes que não usuários.
No entanto, o estudo foi criticado por outros especialistas. O Dr. Steven Nissen, presidente do departamento de cardiologia da Cleveland Clinic, diz que o estudo "não é muito impressionante. É um estudo observacional muito pequeno, e eu estou preocupado que esteja fornecendo uma garantia falsa". Nissen está particularmente preocupado com os efeitos a longo prazo de estimulantes como Adderall, uma vez que drogas que aumentam a pressão arterial e a frequência cardíaca estão frequentemente ligadas a danos cardíacos a longo prazo.
Considerações
Se o seu filho sofre de TDAH, e seu médico recomenda Adderall, você tem uma decisão difícil de fazer. Algumas crianças melhoram muito em Adderall e sofrem poucos efeitos colaterais. Enquanto a condição cardíaca do seu filho for verificada quanto a anormalidades, Adderall parece ser seguro. No entanto, Nissen, crítico da Adderall, recomenda que os pais perguntem ao médico sobre medicamentos não estimulantes, como o Strattera, que parece ser tão eficaz quanto o Adderall e outros estimulantes. Strattera tem efeitos colaterais, mas ataques cardíacos e derrames não estão associados à droga. , , ] ]