Comportamentos hiperativos, impulsivos ou desatentos, testam a paciência até mesmo das pessoas mais imperturbáveis. O transtorno de déficit de atenção /hiperatividade, ou TDAH, é um transtorno que diminui a capacidade de uma pessoa de manter o foco, a calma e a organização. Talvez um empreendimento mais desafiador esteja concluindo a melhor maneira de administrar esse transtorno incurável. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, o NIMH, medicamentos para TDAH demonstram benefícios para aqueles com comportamentos incontroláveis ou desordenados, mas não vêm sem efeitos colaterais incômodos e, por vezes, problemáticos.
Significância
TDAH, embora geralmente começando na infância, afeta crianças e adultos. De acordo com o NIMH, o TDAH é o transtorno mental mais comum em crianças e adolescentes e 4,1% dos adultos o têm. O TDAH pode prejudicar o funcionamento acadêmico e social devido à dificuldade de concentração, seguir as instruções, ficar parado e manter os limites do espaço pessoal. Aqueles com TDAH podem deixar comentários inadequados ou interromper as conversas ou atividades de outras pessoas. Adultos com TDAH podem encontrar problemas no trabalho e nos relacionamentos e achar difícil ser produtivo. Os medicamentos para o TDAH podem ajudar a reduzir esses sintomas.
Os medicamentos não curam o TDAH, mas controlam os sintomas. Os médicos comumente prescrevem estimulantes para o TDAH, porque os medicamentos que estimulam outras pessoas podem realmente acalmar aqueles com TDAH. Os fabricantes fabricam pílulas, cápsulas, líquidos ou adesivos que podem ser de ação curta ou longa. A atomoxetina é um medicamento não estimulante aprovado para o TDAH. Nem todos esses medicamentos são aprovados para uso em adultos, embora os médicos às vezes os prescrevam em uma base “off label”. Embora não seja aprovado pelo FDA para o TDAH, às vezes os antidepressivos são usados. Um estudo de 2005 conduzido por T.E. Wilens e associados e publicado na revista "Biological Psychiatry" mostra que o bupropion antidepressivo demonstrou benefícios para adultos com TDAH.
Benefícios
Medicamentos para TDAH afetam as substâncias químicas do cérebro noradrenalina e dopamina, reduzindo a hiperatividade, impulsividade e desatenção . De acordo com o NIMH, os medicamentos para o TDAH também podem melhorar a coordenação física. Michael Bloomquist, diretor da Clínica de Problemas de Atenção e Comportamento da Universidade de Minnesota, observa que crianças com melhor autocontrole têm menos problemas acadêmicos, comportamentais e sociais. Com o tratamento eficaz do TDAH, muitos alcançarão o sucesso acadêmico e viverão vidas produtivas que de outra forma não seriam possíveis.
Desafios