Focalin, uma versão de marca de cloridrato de dexmetilfenidato, é um medicamento estimulante prescrito para crianças para aliviar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH. De acordo com o Centro Nacional de Recursos sobre TDAH, ele pode ajudar a melhorar a capacidade de uma criança prestar atenção, concentrar-se e controlar o comportamento impulsivo ou hiperativo. Focalin XR é a forma de libertação prolongada do fármaco.
Crescimento retardado
As crianças que tomam Focalin XR por um período prolongado de tempo podem experimentar crescimento e desenvolvimento retardados. A Food and Drug Administration dos Estados Unidos descobriu que as crianças que consistentemente tomavam Focalin em sua forma de ação curta durante um período de três anos tiveram um atraso tanto na altura quanto no ganho de peso. Nesse período, as crianças que tomam estimulantes crescem 2 cm a menos de altura e ganham 2,7 kg a menos de peso do que as crianças que não foram medicadas.
Convulsões
Em indivíduos com histórico de convulsões, o uso de Focalin XR pode desencadear o início das crises novamente. É raro que indivíduos sem história de convulsão sintam esses sintomas enquanto usam a droga. A FDA recomenda que, na presença de convulsões, Focalin XR deve ser interrompido. Crianças que tomam Focalin XR também estão em risco aumentado de problemas de comportamento ou humor piorado quando eles têm diagnósticos psiquiátricos pré-existentes. Em particular, os medicamentos estimulantes tomados por uma criança com transtorno bipolar podem levar a sintomas maníacos. O desenvolvimento de novos sintomas psicóticos, como paranoia, mania ou humor eufórico, e ouvir vozes, também pode ocorrer. A FDA relata que, ao longo de vários estudos, o surgimento de novos sintomas psicóticos ocorreu em 0,1% da população em tratamento com estimulantes.
Morte súbita com doenças cardíacas pré-existentes
Conforme relatado pelo FDA, um lado sério O efeito do uso de Focalin XR é o risco de morte súbita em crianças com problemas cardíacos preexistentes ou anormalidades. Estimulantes como o Focalin não devem ser prescritos para crianças com doenças cardíacas, ritmo cardíaco anormal ou outras anormalidades. Há também riscos de aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca ao tomar o Focalin XR, que deve ser monitorado por um médico. , , ] ]