Crianças com TDAH e DDA são frequentemente prescritas Ritalina como parte de um plano de tratamento incluindo medidas psicológicas, educacionais e terapêuticas sociais. As mudanças comportamentais positivas observadas com o uso de Ritalina incluem melhora da paciência, diminuição da inquietação, melhor controle emocional, melhor atenção e foco, melhores relações sociais, melhores habilidades organizacionais e aumento da autoestima. De acordo com PediatricNeurology.com, a teimosia e a agressividade podem diminuir em crianças que tomam Ritalina. Além disso, uma melhoria na conclusão do trabalho escolar e lição de casa também pode ser notada.
Abdominal chateado
Algumas crianças que tomam Ritalina podem experimentar problemas abdominais. Os efeitos colaterais podem incluir dor de estômago, náusea, vômito, perda de apetite e perda de peso. De acordo com RxList.com, enquanto Ritalin funciona melhor quando tomado 30 a 45 minutos antes de uma refeição ou como medicamente dirigido, as crianças que experimentam uma dor de estômago ou perda de apetite podem se beneficiar de tomar este medicamento com um lanche ou após as refeições. Perda de apetite normalmente irá resolver por conta própria. Refeições menores e mais frequentes também podem ajudar, assim como os cuidados orais frequentes. As crianças mais velhas que experimentam náuseas ou vômitos também podem se beneficiar da sucção de doces duros e sem açúcar.
Efeitos colaterais emocionais e comportamentais
Embora normalmente prescritos para tratar a hiperatividade e outros problemas comportamentais associados ao TDAH e ao TDAH, a Ritalina o uso pode causar alguns pacientes a experimentar efeitos colaterais emocionais e comportamentais. De acordo com KidsHealth.org, possíveis efeitos colaterais podem incluir nervosismo, excitabilidade, altos e baixos emocionais, insônia e tontura. As crianças que tomam Ritalina devem limitar a ingestão de cafeína e chocolate, já que seu uso com essa droga pode aumentar o nervosismo e a fraqueza. Dores de cabeça, irritabilidade, irritabilidade, choro, sensibilidade emocional, tiques musculares ou convulsões e hábitos nervosos também podem ocorrer com o uso de Ritalina. Além disso, algumas crianças podem se tornar mais hiperativas e mal-humoradas à medida que essa medicação desaparece no final do dia.