casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Acetilcolina e Sonhos

A acetilcolina é um neurotransmissor, uma substância química que transporta mensagens entre as células do cérebro. A maioria dos sonhos ocorre durante o movimento rápido dos olhos, ou sono REM, quando os níveis de acetilcolina são altos, como também durante a vigília alerta. Ao observar os efeitos das deficiências, os cientistas sabem que a acetilcolina é essencial para o sono, o sonho, a aprendizagem e a memória, embora a natureza exata da conexão não seja clara. Uma dieta saudável fornece tudo o que você precisa, mas aumentar a ingestão de alimentos ricos em lecitina e vitaminas do complexo B pode ajudar a estimular sonhos mais vívidos.

Estágios do sono

Um ciclo de sono saudável progride em cinco estágios, cada um com padrões distintos de ondas cerebrais. A duração de cada fase varia com a idade, mas, em média, um ciclo inteiro dura cerca de 90 minutos. O primeiro estágio é a fase grogue, pouco antes de você adormecer. Durante o estágio dois, um EEG mostrará picos súbitos de atividade elétrica enquanto seu cérebro tenta se desvencilhar do estado de vigília e descer mais fundo no sono. Os estágios três e quatro são tranquilos, quando as ondas cerebrais são lentas, fortes e sincronizadas. A maior parte dos sonhos ocorre durante o REM, estágio em que o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, a atividade elétrica se assemelha a um estado de alerta e os olhos se movem como se estivessem examinando uma cena. O Acetilcolina O neurotransmissor acetilcolina é um fator comum que liga o sono, o sonho, a aprendizagem e a memória. Quando as frequências das ondas cerebrais são medidas pelo EEG, a vigília alerta e o sono REM parecem quase idênticos. Em ambos os estados, os níveis de acetilcolina são altos e o cérebro parece estar ativamente processando informações. Por outro lado, em pessoas com doença de Alzheimer, uma forma extrema de comprometimento cognitivo, as células cerebrais produtoras de acetilcolina estão entre as primeiras a morrer e os pacientes também experimentam reduções significativas na duração do sono REM. Deficiência de acetilcolina, perturbações no sono e sonhar, e diminuição da capacidade de reter informações e memórias de forma estão interligados, dizem pesquisadores da Universidade de Harvard. Fontes dietéticas - Aumentar a acetilcolina na sua dieta pode incentivar sonhos vívidos, mas sonhar O pesquisador Ryan Hurd aconselha a ter cautela antes de tomar suplementos dietéticos que melhorem o sonho, já que eles também podem encorajar pesadelos. Segundo a Bastyr University, alimentos contendo lecitina, muitas vezes adicionados como emulsionantes à maionese, molhos e molhos, promovem a produção de acetilcolina no organismo. Ovos, frutos do mar, feijão, brócolis, couve-flor, produtos lácteos, nozes e outros alimentos ricos em vitaminas do complexo B são todas fontes.

Dream Research

Muito é conhecido sobre a fisiologia e bioquímica do sono, mas por que sonhar é vital para a saúde mental e física continua sendo um enigma disputado. Alguns pesquisadores sustentam que os sonhos são o equivalente do cérebro adormecido de excluir e-mails indesejados para destacar mensagens mais importantes. Outros atribuem grande significado à imaginação onírica, acreditando ser a linguagem usada pelo inconsciente para se comunicar com a mente consciente. O professor emérito de Harvard J. Allan Hobson, um pioneiro moderno da pesquisa dos sonhos, teoriza que, seja adormecido ou acordado, a mente tem uma enorme necessidade de extrair sentido da experiência. Uma teoria mais simples sustenta que o sono e os sonhos são simplesmente a maneira natural de nos manter longe de problemas à noite.

, , ] ]