A maioria das causas de vômitos em crianças é benigna e autolimitada. Mas o vômito pode ser um sinal de uma condição mais séria. Vômitos persistentes, por exemplo, podem levar à desidratação e desequilíbrio eletrolítico. Ao avaliar se a causa do vômito é grave, os médicos geralmente perguntam sobre a frequência do vômito, sua cor, se há sangue ou bile, e se a criança tem um problema médico subjacente.
Gastroenterite
Refluxo
Uma causa comum de vômitos em crianças é a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Nos bebês, o esfíncter esofágico inferior, uma faixa de músculo que envolve a parte inferior do esôfago para evitar o fluxo para trás do conteúdo estomacal, é mais fraco do que nos adultos. Acredita-se que isso contribua para a DRGE em crianças. Crianças com DRGE têm vômitos freqüentes, principalmente depois de comer, e cuspem muito. Os pais de bebês com DRGE relatam que seus filhos vomitam alimentos não digeridos ou leite coalhado. A maioria das crianças com DRGE acabará por superá-lo. Enquanto isso, há várias coisas que os pais podem fazer, desde desacelerar as mamadas até posicionar o bebê em um ângulo de 45 graus durante e após a alimentação. Alguns bebês precisam de medicamentos para diminuir a quantidade de refluxo. Ocasionalmente, uma criança com refluxo grave e vômito pode precisar de cirurgia para eliminar o refluxo.
Obstrução
Algumas crianças vão vomitar porque têm uma obstrução em algum ponto do trato gastrointestinal. Bebês de um mês de idade podem ter estenose pilórica, um aperto na parte de saída do estômago que impede o leite de se mover para o intestino e causa vômitos. Qualquer criança pode ter má-rotação, uma torção anormal do intestino dentro do abdômen. Crianças com má rotação geralmente vomitam bile. As crianças que tiveram cirurgia abdominal no passado podem ter aderências ou bandas de tecido cicatrizadas no interior da parede abdominal no ponto da cirurgia, o que também pode causar vômitos. Intussuscepção, um telescópio intermitente de uma parte do intestino para outra, é outra causa. É caracterizada por crises de dor e vômito.
, , ] ]