casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas do câncer de pulmão em crianças

Um estudo de revisão publicado na edição de julho de 2008 da revista Archives of Pathology and Pulmonary Medicine relata que os tumores pulmonares são raros em crianças e na maioria das vezes são não-cancerosos (ver Referência 1). Dos raros tumores primários em crianças, este estudo relata que os mais comuns são o blastoma pleuropulmonar e o tumor carcinoide (ver Referência 1). Tipos ainda mais raros de tumores pulmonares em crianças incluem tumor miofibroblástico peribrônquico congênito, sarcomas, carcinoma e mesotelioma.

Defeitos congênitos

Defeitos congênitos, anormalidades que ocorrem em fetos em desenvolvimento, podem ter uma causa genética subjacente ou são uma consequência de um ambiente intrauterino anormal. Cistos pulmonares congênitos às vezes se desenvolvem em fetos e podem ser detectados precocemente pelo ultrassom. Um artigo na “Pneumologia Pediátrica” diz que o blastoma pleuropulmonar, ou PPB, é o câncer de pulmão maligno mais freqüente associado a cistos pulmonares na infância. Essa fonte também relata que a remoção cirúrgica com ou sem quimioterapia cura entre 85 e 90% das crianças com essa doença (ver Referência 2). PPB agrupa-se em famílias e pode ser geneticamente determinado na maioria dos casos. "Science" relata que PPB familiar está associada a uma mutação no gene que codifica para a proteína, DICER (ver referência 3).

metástase

A maioria dos tumores que se desenvolvem nos pulmões de crianças originam em outro tecido primeiro. A metástase é o processo quando as células cancerosas de um tecido são liberadas na corrente sanguínea e invadem outros tecidos remotos. O estudo de revisão nos “Arquivos de Patologia e Medicina Pulmonar” diz que a maioria dos cânceres de pulmão em crianças é causada por tumores que têm metástase de outros locais (ver Referência 1). Estes tipos de cânceres de pulmão são chamados secundários, e os autores deste estudo descobriram que o tumor de Wilms e osteossarcoma eram mais frequentemente os cânceres primários que metastatizam para o pulmão em pacientes pediátricos.

Cancros Pulmonares Associados à AIDS -

A AIDS é uma doença na qual o sistema imunológico está progressivamente comprometido. O sistema imunológico continuamente examina o corpo em busca de células anormais, como as encontradas em tumores. Crianças que têm AIDS têm menos proteção contra a formação de tumores e correm o risco de outros tipos de câncer de pulmão, como os tumores do músculo liso e o linfoma relacionados ao vírus Epstein-Barr. , , ] ]