casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Amoxicilina no tratamento da pneumonia em crianças

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as infecções respiratórias agudas são responsáveis por 20% das mortes em crianças menores de 5 anos, e 90% dessas mortes são atribuídas à pneumonia. Amoxicilina, um antibiótico semelhante à penicilina, mostrou recentemente ser eficaz no tratamento da pneumonia grave, observa a OMS.

Amoxicilina funciona bem contra muitas das bactérias que causam pneumonia em crianças, incluindo várias cepas de Staphylococcus e Haemophilus influenzae. Os médicos também prescrevem amoxicilina quando suspeitam que a pneumonia de uma criança é causada por cepas alfa ou beta-hemolíticas de Streptococcus ou por Streptococcus pneumoniae, observa o site Daily Med.

Contraindicação

Algumas bactérias produzem uma substância chamada beta. -lactamase que interfere com o efeito de antibióticos como a amoxicilina. Por esse motivo, a amoxicilina não é apropriada para crianças cuja pneumonia é causada por bactérias produtoras de beta-lactamases, afirma o site Daily Med. Também é contraindicado em pneumonia relacionada a Staphylococcus aureus resistente à meticilina, ou MRSA, que é encontrado em hospitais e comunidades em todo o mundo. Dosagem Do nascimento até as 12 semanas de idade, os bebês com pneumonia normalmente precisam 30 mg /dia de amoxicilina para cada kg de peso corporal, dividido em duas doses, afirma RxList.com. Os médicos geralmente prescrevem 45 mg /kg /dia em duas doses divididas ou 40 mg /kg /dia administrados em três doses iguais ao longo de um período de 24 horas para tratar a pneumonia em crianças com idade acima de 3 meses.

Disponibilidade A amoxicilina existe há muitos anos e vários fabricantes criaram diferentes marcas e formulações da droga. Para bebês e crianças, há gotas e suspensões orais. Bebês e crianças pequenas podem se dar bem com os comprimidos mastigáveis, enquanto os mais velhos que podem seguramente engolir os comprimidos podem tomar comprimidos ou cápsulas comuns, observa PubMed Health.

Expert Insight -

A OMS recomenda que crianças com pneumonia grave sejam internados em hospitais para receber injeções intramusculares de ampicilina ou penicilina. Se isso não for possível, observa a OMS, crianças com pneumonia grave devem tomar amoxicilina oral 3 vezes ao dia por 7 dias. Os novos kits de saúde de emergência da OMS contêm um antibiótico diferente, mas a OMS observa que a amoxicilina é uma alternativa aceitável.

Avisos Assim como a penicilina e outros antibióticos semelhantes à penicilina, a amoxicilina pode causar uma reação alérgica com risco de vida conhecida como anafilaxia. É crucial ver atendimento médico de emergência para qualquer criança que desenvolva prurido, urticária, inchaço facial ou labial, falta de ar ou dificuldade para engolir durante o tratamento com amoxicilina.

, , ] ]