Você alveja sua casa para matar germes, faça seu filho tomar vitaminas e manter-se atualizado sobre todas as vacinas, mas mesmo depois de todas essas precauções seu filho ainda consegue ficar doente. Bronquite e sinusite são geralmente os culpados de uma tosse de três semanas. Sempre consulte o seu médico para diagnóstico e tratamento adequado. A bronquite e sinusite geralmente começam como um resfriado comum com uma tosse, febre baixa, corrimento nasal, congestão nasal, dor de cabeça e olhos lacrimejantes. Quando o resfriado se transforma em bronquite, o seu filho terá sibilos, dor de garganta, dores no corpo, calafrios e mal-estar, que geralmente duram até duas semanas, mas podem durar até quatro semanas. A bronquite tosse tem um som viciado que produz muco. Tosse pode resultar em dor no peito com bronquite. A sinusite é geralmente o resultado de um resfriado que dura mais de 10 dias. A tosse produzida pela sinusite é seca e não produtiva. Seu filho terá secreção nasal verde e dor ao redor dos olhos. Crianças pequenas geralmente têm febre. Se não houver tosse, seu filho provavelmente não tem sinusite.
Um resfriado é comumente causado por um rinovírus. Se um resfriado progride para bronquite, as vias aéreas ficam inflamadas e a produção de muco aumenta, o que piora os sintomas de tosse. Irritantes ambientais e domésticos, assim como bactérias, podem causar bronquite, mas o vírus do resfriado é mais comum. Inflamação de um ou mais dos seios que drenam para o nariz causa sinusite. As passagens nasais inflamadas bloqueiam a drenagem do muco, o que cria um ambiente quente e úmido que é perfeito para o crescimento de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Seu filho tosse de sinusite porque o muco cai na parte superior do tórax.
O p comum, bronquite e sinusite raramente precisam de tratamento e geralmente desaparecem dentro de um mês. Medicamentos para tosse e resfriado não são aprovados para crianças menores de 4 anos de idade. Sempre consulte o seu médico antes de dar qualquer medicação sem receita a uma criança com menos de 6 anos de idade. Os antibióticos só irão ajudar a bronquite ou sinusite se as bactérias forem a causa da infecção, o que raramente é o caso. Deixe o seu filho tossir durante o dia para evitar que o muco se estabeleça nos pulmões e apenas dê um supressor da tosse se a tosse interferir no sono do seu filho. Se o médico do seu filho suspeitar de sinusite, um descongestionante pode ser prescrito para diminuir o muco e um spray nasal de cortisona será administrado para reduzir o inchaço das vias nasais. Ter seu filho sentado em um banheiro fumegante várias vezes por dia durante 10 minutos pode ajudar seu filho a tossir com muco.
Prevenção
A melhor maneira de evitar uma tosse persistente é evitar infecções respiratórias. Ensine seu filho e outros membros da família a lavar as mãos com frequência e use um lenço de papel para tossir e espirrar. Evite levar seus filhos a pessoas que parecem doentes. Não permita que os membros da família compartilhem talheres com amigos ou familiares, já que um vírus pode ser contagioso antes que os sintomas apareçam. Assegure-se de que todos os membros da sua família recebam a vacina anual contra a gripe.