Sistema Imune Fraco
O sistema imunológico de um bebê não está totalmente desenvolvido no momento do nascimento, o que torna o bebê mais suscetível a doenças do que os adultos. Embora os bebês recebam anticorpos suficientes do útero da mãe para ajudar a afastar os germes, eles podem não ser capazes de combater infecções fúngicas. De acordo com GentleBirth.org, as crianças são vulneráveis a infecções durante o primeiro mês e meio de suas vidas. Fungos que vivem em chuveiros ou em superfícies onde os pais banham o bebê podem infectar o dedo ou as unhas dos pés.
Ambiente morno
Os pais geralmente colocam as crianças em ambientes quentes para mantê-las confortáveis. Este ambiente quente também pode revelar-se um ótimo lugar para bactérias e fungos para morar. Os bebês desfrutam da sensação de sugar seus dedos das mãos e pés, o que também proporciona um ambiente úmido para que o fungo prego se desenvolva. De acordo com o Mayoclinic.com, fungos nas unhas habitam na pele; no entanto, só cria sintomas quando está em um ambiente quente e úmido por longos períodos de tempo. Embora os pais possam trabalhar duro para manter os bebês secos, eles podem ignorar a umidade da saliva do bebê nas mãos e nos pés, o que torna possível que o fungo cresça e se desenvolva nas unhas.
Infecção por Levedura
são mais propensas a infecções fúngicas que podem afetar a unha devido ao contato constante da criança com a umidade. Levedura infecções como aftas, que é um crescimento de levedura na boca, também podem viajar para as unhas quando o bebê suga em seus dedos das mãos e pés. MedlinePlus observa que o fungo da unha pode ser curado pelo crescimento de novas unhas, o que significa que o fungo da unha pode desaparecer à medida que uma nova unha cresce. As unhas moles de uma criança são eventualmente substituídas por um novo tecido endurecido de unhas.