O torcicolo muscular congênito, ou CMT, é de longe a experiência mais comum em bebês com problemas no pescoço. Segundo a Academia Americana de Orthotists e Prosthetists, efeitos CMT 1 em cada 300 recém-nascidos. Embora essa condição possa ser problemática para os pais, com o tratamento adequado, ela geralmente pode ser resolvida com o tempo.
Torcicolo muscular congênito
Torcicolo muscular congênito, ou CMT, é uma condição na qual os músculos de um lado o pescoço é apertado ou encurtado, fazendo com que a cabeça incline. A CMT pode variar em gravidade e às vezes não é imediatamente aparente no nascimento, embora a maioria dos pais perceba, em poucas semanas, que seu filho é favorável a segurar a cabeça para o lado. Enquanto CMT é tratável, é importante que seja abordado o mais cedo possível, por isso, tenha alguma preocupação com o seu pediatra imediatamente.
Causas
Existem várias causas diferentes de torcicolo muscular congênito. Um dos mais comuns é um trauma que ocorre durante o nascimento, que resulta em uma lesão nos músculos de um lado do pescoço do bebê. Quando a lesão cicatriza, pode formar uma cicatriz que faz com que o músculo encurte. A CMT também pode ocorrer no útero se o bebê se instalar em uma posição em que sua cabeça esteja inclinada e seja incapaz de se mover novamente. Isso pode impedir que os músculos do pescoço se desenvolvam adequadamente.
Diagnóstico
O diagnóstico de torcicolo muscular congênito geralmente não é muito difícil, já que a inclinação da cabeça é um sintoma muito distinto dessa condição. Um raio-x ou ultra-som pode ser realizado para verificar cicatrizes do músculo e ajudar a determinar quão grave é a condição. Os pais são muito importantes para ajudar a diagnosticar CMT, pois às vezes apenas aqueles que passam longos períodos de tempo com a criança notarão casos menos graves.
Tratamento
O tratamento do torcicolo muscular congênito quase sempre envolve alguma forma de fisioterapia. Se a terapia começar cedo e for consistente, a CMT pode ser completamente resolvida. A fisioterapia geralmente consiste em movimentos suaves que ajudam a alongar o músculo do pescoço. Os pais podem aprender esses alongamentos e realizá-los em casa. Alguns casos de CMT podem exigir cirurgia para alongar o músculo se a fisioterapia for ineficaz. Existem também colares de pescoço feitos para ajudar a corrigir CMT.
Outros problemas de pescoço
Enquanto o torcicolo muscular congênito é de longe o problema de pescoço mais comum que os bebês enfrentam, há outras questões que podem não lidar especificamente com os músculos. do pescoço. Por exemplo, as crianças nascem ocasionalmente com massas ou tumores no pescoço que requerem remoção cirúrgica. Além disso, um torcicolo doloroso para se movimentar pode ser um sinal de meningite. Como o pescoço está conectado à medula espinhal, qualquer tipo de lesão no pescoço tem o potencial de ser muito grave e deve ser tratada imediatamente.