Nenhum fator isolado estabelece se um indivíduo se tornará viciado em drogas; no entanto, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) relata que o risco global para o vício pode ser influenciado por muitas coisas. A constituição biológica da pessoa (genética), condições em casa, escola ou vizinhança e o estágio de desenvolvimento de uma pessoa são exemplos de alguns dos fatores que podem levar ao abuso de drogas. Os adolescentes são mais propensos a seguir a multidão, o que pode ter sérias conseqüências quando as drogas estão envolvidas.
Depressão /Transtornos Sociais
A depressão pode levar uma pessoa a tentar drogas como uma forma de automedicação. Além disso, aqueles com ansiedade social e transtornos relacionados ao estresse são mais suscetíveis às drogas, pois tentam diminuir seus sentimentos de angústia. A maioria das drogas abusadas produz sentimentos de euforia e prazer. Drogas como opiáceos (heroína, oxiacontin) podem trazer sentimentos iniciais de euforia, seguidos de relaxamento e satisfação, de acordo com o NIDA. Aqueles que experimentam as drogas podem aprender a confiar neles para lidar com sua condição e administrar a vida.
Genética e Influência Familiar
Os pais têm um papel substancial no desenvolvimento de seus filhos. As crianças ganham características genéticas e influência de seus pais. O NIDA relata que fatores genéticos representam entre 40 e 60% da vulnerabilidade de uma pessoa ao vício. Além disso, as crianças que têm um mau exemplo a seguir, como pais ou irmãos mais velhos, podem ser mais propensas a usar drogas e podem vê-las como uma saída aceitável.
Influência dos pares
Os relatórios NIDA amigos e conhecidos têm a maior influência sobre os adolescentes. Além disso, o NIDA mantém que quanto mais cedo uma pessoa começa a usar drogas, maior a probabilidade de se tornar um agressor de drogas. Os pais que permitem que seus filhos tenham muita liberdade podem achar difícil manter uma rédea apertada sobre eles em seus anos de adolescência e podem ter dificuldade em mantê-los da turma errada, o que pode levar o adolescente a um caminho destrutivo. O fracasso acadêmico e uma auto-imagem ruim também podem contribuir para o abuso de drogas. Vários recursos estão disponíveis para ajudar os pais a proteger seus filhos dos muitos fatores que poderiam induzi-los a experimentar drogas.
, , ] ]