Crianças de um ano de idade devem comer uma dieta variada que forneça quantidades suficientes de proteínas, gorduras e carboidratos, e uma variedade de vitaminas e minerais essenciais. Os ovos fornecem uma rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, e crianças de 1 ano que não são alérgicas a ovos podem comer ovos como parte de uma dieta balanceada. Reações alérgicas à gema de ovo são extremamente raras; no entanto, a alergia a clara de ovo é uma das alergias alimentares mais comuns na infância. É importante introduzir ovos, especialmente claras de ovo, em uma idade e estágio adequados do desmame do bebê, e ficar atento a possíveis sintomas de alergia ao ovo.
Causas
A alergia ao ovo é causada por um mau funcionamento sistema imunológico que reconhece as proteínas nas claras como alérgenos e desencadeia a produção de anticorpos para neutralizar os efeitos nocivos. A produção de anticorpos causa a liberação de histamina, que leva a reações alérgicas que variam de leves a graves. As reações alérgicas incluem erupções cutâneas, urticária, produção excessiva de muco, tontura, náusea, diarréia, problemas respiratórios e uma condição potencialmente fatal chamada choque anafilático.
Fatores de risco
Bebês e crianças pequenas correm maior risco que adultos de desenvolver alergia ao ovo, porque os sistemas digestivos das crianças são relativamente imaturos. A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças consumam apenas leite materno ou fórmula pelo menos até os 4 meses de idade, e de preferência até os 6 meses de idade para prevenir o desenvolvimento da sensibilidade gastrointestinal. Uma criança tem um risco aumentado de desenvolver alergia ao ovo se um ou ambos os pais tiverem asma, febre do feno, eczema, urticária ou qualquer tipo de alergia alimentar. Crianças com um tipo de eczema chamado dermatite atópica também estão em maior risco de desenvolver uma reação alérgica a ovos.
Desmame
De acordo com a AAP, os alimentos que você expõe seu bebê durante a gravidez e lactação é improvável aumentar o risco de o seu bebé desenvolver uma alergia alimentar, embora muitos antigénios alimentares possam ser encontrados no leite humano. No entanto, se você estiver amamentando, e seu bebê apresentar sintomas de possível alergia alimentar, consulte um médico para aconselhamento imediato. Você pode precisar eliminar determinados alimentos, como ovos, um de cada vez da sua dieta para determinar a causa da reação do seu bebê, especialmente se você tiver uma história familiar de alergia alimentar.
Minimizar Riscos
Quando desmame o bebê, introduza novos alimentos um de cada vez e deixe um período de observação de pelo menos quatro dias entre a introdução de cada novo alimento. Se o seu bebê apresentar algum sintoma incomum, como diarréia ou pieira, durante o período de observação, consulte seu pediatra para orientação. Se você tem um histórico familiar de alergias alimentares, espere até que seu filho tenha 12 meses antes de introduzir os ovos em sua dieta. Se não houver histórico familiar de alergias alimentares, introduza gemas de ovos bem cozidas em seu bebê por volta dos 8 meses de idade, e ofereça ovos cozidos, ovos inteiros e ovos integrais com a idade de 12 meses. A maioria das crianças que desenvolvem alergia a ovos tornam-se insensíveis a alérgenos de ovos aos 5 anos de idade.