A gravidez altera completamente a maneira como o seu corpo funciona, uma vez que apoia o desenvolvimento do seu bebé em crescimento. Infelizmente, algumas dessas alterações podem resultar em efeitos colaterais desconfortáveis ou embaraçosos, como o gás incontrolável, que se desenvolve quando os hormônios interrompem a velocidade da digestão e o útero pressiona o intestino grosso. Quando o gás se torna um problema durante a gravidez, existem vários remédios que você pode tentar reduzir o seu desconforto.
Dietas Uma das maneiras mais eficazes de remediar o gás durante a gravidez é monitorar sua dieta. Enquanto você não pode restringir tudo o que lhe dá gás sem afetar sua nutrição, bem como a nutrição do bebê, certos culpados de alimentos que produzem gás particularmente ruim podem ser evitados. Os mesmos tipos de alimentos que produzem gás fora da gravidez também podem produzir gás durante a gravidez, como alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, frutas, feijão, brócolis, repolho e couve-flor, além de alguns alimentos ricos em amido, como batata e milho. . Alimentos ricos em gordura e fritos podem aumentar tanto a intensidade quanto o odor do gás. Mantenha um diário alimentar para ajudá-lo a determinar quais alimentos estão causando o pior gás e reduza-os de sua dieta ou encontre outros alimentos que não produzem tanto gás, mas ainda forneça nutrição semelhante.
Tamanho da refeição
Ajustar o tamanho e a frequência de suas refeições também pode ajudar a reduzir problemas com o gás da gravidez. Manter apenas três grandes refeições aumenta o trabalho para o seu trato digestivo, aumentando os riscos para o desenvolvimento do gás. Coma pequenas refeições com mais frequência, o que não só ajuda a reduzir o gás, mas também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre porque você está introduzindo um fluxo menor e mais constante de glicose na corrente sanguínea, em vez de apenas três grandes quantidades durante o dia.
Posição da refeição:
A maneira como você come suas refeições também pode afetar o quanto gás é produzido. Limite o tempo que você gasta deitado e comendo. Em vez disso, fique sentado enquanto você come e permaneça sentado imediatamente depois de comer para ajudar na digestão e reduzir o risco de queimar gases. Outros remédios naturais
Vários outros hábitos alimentares e de bebida podem ser introduzidos para ajudar reduzir o gás. Por exemplo, diminua a velocidade com que você come. Quanto mais rápido você comer, maior a probabilidade de engolir ar com a comida, contribuindo para o gás. As bebidas devem ser consumidas a partir de um copo ou copo, não através de um canudo ou tampa de esguicho pelo mesmo motivo, pois pode aumentar a quantidade de ar que você engole. Bebidas carbonatadas, bem como qualquer alimento ou bebida que contenha sorbitol ou outros adoçantes artificiais, devem ser evitados, pois também podem contribuir para o uso de gás.
Medicação
Para gases graves, seu médico pode prescrever um anti- medicação de gás. Não tome remédios sem receita médica a menos que seja informado pelo seu médico, pois mesmo os medicamentos de venda livre podem ter um impacto na sua gravidez.