Os especialistas concordam que os melhores sapatos para novos caminhantes não são sapatos. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, caminhar com os pés descalços permite que as crianças usem os dedos dos pés para agarrar o chão à medida que ganham estabilidade com os calcanhares. Esses movimentos aumentam o desenvolvimento dos músculos usados para caminhar. Enquanto o seu filho pequeno pode praticar andando pela casa com os pés descalços, é importante que ele use sapatos fora de casa por razões sanitárias e de segurança. Os melhores sapatos para crianças que estão aprendendo a andar oferecem características que imitam a sensação de andar descalço.
Roomy e Porous
Os melhores sapatos para novos caminhantes oferecem espaço de manobra, especialmente na área dos dedos. Toe ternura e vermelhidão são sinais de sapatos mal ajustados. Evite plástico, borracha e imitação de couro, pois esses materiais retêm calor e umidade. Em vez disso, escolha sapatos com parte superior que sejam feitos de materiais permeáveis, como lona, tecido ou couro.
Leve e Flexível
Escolha os sapatos que moldam o movimento natural dos pés do seu filho. A AAP recomenda calçados que ofereçam estabilidade no meio do pé, calcanhares acolchoados e flexibilidade do antepé que permitem movimentos laterais e para cima e para baixo dos dedos. Sapatos que são leves reduzem a quantidade de energia que seu filho gasta quando ele aprende a andar.
Planos e antiderrapantes
Evite sapatos com saltos elevados, pois eles não suportam o desenvolvimento adequado do arco. Solas escorregadias também devem ser evitadas. Opte por solas de borracha ou composição com nervuras ou ranhuras para tração e estabilidade.