Problemas nos pés da criança são comuns e geralmente não causam dor ao seu bebê. A maioria dos problemas nos pés resolve-se à medida que o seu filho fica mais velho, sem preocupações de saúde duradouras. Se você acha que seu filho pode ter um problema nos pés, você deve entrar em contato com seu médico para determinar a causa e o tratamento necessário.
Tipos
Pé torto é um problema comum, geralmente presente no nascimento, no qual o pé está torcida em uma posição em um ângulo agudo para o tornozelo. Outro problema é flatfeet. As crianças nascem de pé e depois desenvolvem um arco; entretanto, em algumas crianças, o arco não se desenvolve. In-toeing, ou pombo-pés, é outra condição em crianças em que os pés são virados para dentro. Andar a pé também é bastante comum em crianças e é descrito como andar nos dedos ou a bola do pé. A maioria das crianças supera isso no momento em que são 2 anos de idade.
Causas
De acordo com MayoClinic.com, a causa de todas estas condições é desconhecida. Os cientistas não acreditam que o pé torto seja resultado da posição do feto no útero, mas a MayoClinic.com observa que ele está ligado a anomalias congênitas do esqueleto, como a espinha bífida. Toe andando pode ser o resultado de um tendão de Aquiles curto ou pode simplesmente se tornar um hábito. Toe-walking também pode ser devido ao autismo, paralisia cerebral ou outros distúrbios musculares, de desenvolvimento ou neurológicas, observa KidsHealth de Nemours.
Sintomas
Os sintomas do pé torto incluem pé do seu bebê sendo virado para baixo e para dentro, com um aumento no arco e um calcanhar virado para dentro. O pé pode ficar de cabeça para baixo. O pé torto não causa dor ou desconforto. Você pode olhar para os pés do seu filho para determinar se o seu filho tem um arco ou pés chatos e se o seu filho é de pombo. As crianças com dedos de pombo têm tornozelos que parecem se voltar para dentro quando começam a andar devido ao modo como os pés são plantados. Andar sobre os dedos dos pés ou bolas dos pés é o único sintoma de pé andando.
Complicações
complicações Clubfoot geralmente não acontecem até que seu filho começa a pé e caminhar. Sem tratamento, seu filho pode acabar andando nas bolas ou no exterior dos pés. Embora os pais usualmente descrevam crianças de pé chato como mais desajeitadas do que outras, a KidsHealth de Nemours afirma que pés planos ou pombos não são motivo de preocupação e não devem afetar a capacidade do seu filho de praticar esportes. Dedo do pé pode aumentar o risco de seu bebê cair e se machucar.
Tratamento
O tratamento do pé torto começa logo após o nascimento, e o objetivo é restaurar a função e aparência do pé antes que a criança comece a andar. . Na maioria dos casos, o tratamento é bem sucedido. De acordo com a KidsHealth da Nemours, os médicos só tratam a flatfeet se ela se tornar dolorosa para a criança e geralmente não tratar os dedos do pé de pombo. A caminhada com dedos de pombo geralmente se resolve sozinha quando a criança cresce e se desenvolve em um adolescente e desenvolve melhor controle muscular. Toe andando tratamento pode incluir chaves de perna, fisioterapia e uma série de modelos abaixo do joelho. Cirurgia pode ser necessária como último recurso.