casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Parasitas Blood-Borne em humanos

Os parasitas transmitidos pelo sangue são encontrados em todo o mundo e geralmente passam uma certa parte do seu ciclo de vida no sangue do hospedeiro. Os parasitas transmitidos pelo sangue podem ser transmitidos de duas maneiras, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças: parasitas podem ser transmitidos por transferência de sangue infectada durante a troca de agulhas ou transfusão de sangue, ou podem ser transmitidos por um vetor como um inseto infectado morde um hospedeiro e injeta os parasitas na corrente sanguínea. Embora raros nos Estados Unidos, os parasitas transmitidos pelo sangue são responsáveis ​​por milhares de mortes anualmente nos países em desenvolvimento.

Tipos de Parasitas

O parasita mais conhecido transmitido pelo sangue é o Plasmodium, que causa a malária. A malária pode ser fatal e caracteriza-se por febre alta, calafrios e sintomas semelhantes aos da gripe. O Trypanosoma cruzi é um parasita que causa a doença de Chagas. O parasita entra no sangue e permanece por um período prolongado de tempo, causando problemas cardíacos e digestivos graves. Os parasitas Babesia microti causam a condição de babesiose. Os parasitas destroem os glóbulos vermelhos, causando anemia severa e outras doenças do sangue, coagulação sanguínea, falência de órgãos e morte. Os parasitas de Leishmania causam a doença leishmaniose. Os parasitas infectam a pele causando úlceras e também podem infectar o baço, fígado e medula óssea, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, os parasitas são transmitidos através de diferentes fontes chamadas vetores. A malária é transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Os parasitas crescem e se desenvolvem no estômago do mosquito e são injetados em humanos, onde eles se multiplicam em glóbulos vermelhos. A doença de Chagas é transmitida através das fezes infectadas de um inseto Triotomina. O inseto come sangue e deposita fezes no hospedeiro, permitindo que os parasitas entrem na pele. Babesia se espalha através da picada de um carrapato infectado. Os parasitas estão presentes na saliva do carrapato e são transmitidos quando o carrapato morde o hospedeiro. A Leishmania é disseminada pela picada de uma mosca de areia infectada. Os parasitas vivem no estômago da mosca e se espalham quando a mosca morde seu hospedeiro por uma refeição de sangue.

Diagnóstico e testes

O diagnóstico e o teste para malária envolvem o histórico de viagens do paciente, bem como exames de sangue usados observar os parasitas da malária. PCR, ou DNA, o teste também está disponível e pode ser feito rapidamente. A doença de Chagas é diagnosticada pela observação de um esfregaço de sangue em uma lâmina para a presença do parasita. Babesia é diagnosticada observando também um esfregaço de sangue em um slide. Testes sorológicos ou de anticorpos, ou PCR, também são usados ​​como confirmação. Leishmania parasitas de úlceras da pele são observados ao microscópio, embora anticorpos e testes de PCR também está disponível, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças

A malária é tratada com cloroquina, mefloquina, quinina e outras drogas dependendo da resistência e tipo de organismo. A doença de Chagas é tratada com benzonidazol e nifurtimox, enquanto problemas cardíacos e digestivos são tratados dependendo dos sintomas. Babesia é tratada com atovaquona com azitromicina ou clindamicina com quinina. Pacientes com doença grave podem necessitar de tratamento adicional de acordo com a doença. Leishmania é tratado com estibogluconato de sódio, antimoniato de megulmina, fluconazol e anfotericina B. A cirurgia plástica pode ser necessária se feridas desfigurantes forem visíveis, de acordo com o guia de saúde do New York Times.

Prevenção

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a malária pode ser evitada evitando áreas endêmicas e usando repelente de insetos, mosquiteiros, roupas de manga longa e medicação contra malária. A doença de Chagas pode ser prevenida pela eliminação do inseto triotomina com inseticidas. O tratamento adequado de indivíduos infectados também ajudará a impedir a disseminação. Babesia pode ser evitada usando sprays de controle de pragas para matar carrapatos. A observação cuidadosa deve ser feita após uma caminhada ou corrida em áreas arborizadas para evitar a entrada de carrapatos na casa. A Leishmania é tratada prevenindo picadas de flebotomíneos. Evite sair do anoitecer até o amanhecer. O uso de repelentes de insetos e roupas compridas também evita picadas.