A contagem de células do sangue é um teste de laboratório que verifica os níveis de três tipos de células: os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os tecidos do corpo; as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue; e os glóbulos brancos, que combatem infecções. A contagem de células é um valioso trabalho de laboratório que os provedores de saúde usam para rastrear infecções, inflamações e reações alérgicas.
De acordo com o MedlinePlus, existem cinco tipos de células brancas do sangue, também conhecidas como leucócitos, quais são as células que combatem infecções: basófilos, eosinófilos, linfócitos, monócitos e neutrófilos. Cada um desses tipos de células tem uma função específica. Os neutrófilos geralmente combatem infecções bacterianas; os eosinófilos podem estar elevados durante reações alérgicas ou infecções parasitárias; os linfócitos podem estar elevados em infecções virais; os monócitos ajudam a combater vírus, parasitas e infecções, como a tuberculose; e basófilos estão envolvidos na resposta alérgica do corpo.
Durante uma infecção, seu corpo produz um número maior de glóbulos brancos. Isso é chamado de leucocitose. Dependendo do tipo de infecção, um dos tipos específicos de glóbulos brancos pode ser elevado mais do que outros. Por exemplo, durante infecções bacterianas, os neutrófilos são elevados. Durante infecções bacterianas graves, o corpo começa a produzir neutrófilos tão rapidamente que ele começa a colocar na corrente sanguínea neutrófilos imaturos, chamados bandas. Um alto número de bandas é chamado de bandemia ou um desvio à esquerda na contagem de células.
Os glóbulos brancos funcionam em conjunto com o sistema imunológico quando o corpo detecta uma infecção. A medula óssea os produz e aumenta ou diminui seus números conforme necessário. De acordo com o Puget Sound Blood Center, quando uma infecção aparece na corrente sanguínea, os linfócitos produzem anticorpos que marcam os patógenos invasores para destruição por neutrófilos e monócitos. Os macrófagos, uma forma de monócito, na verdade engolem as bactérias e os destroem com vários produtos químicos e enzimas.
Um outro efeito de certas infecções é diminuir a contagem de glóbulos brancos. Uma diminuição no nível de glóbulos brancos é chamada leucopenia. De acordo com o MedlinePlus, infecções por certos vírus, como o parvovírus, podem suprimir a produção dessas células na medula óssea. Uma diminuição no número de neutrófilos, chamada neutropenia, pode dificultar as defesas do organismo. Isso pode levar a infecções bacterianas graves.
Aviso
Embora as infecções sejam uma das causas mais comuns de um aumento nos níveis de glóbulos brancos, outras condições podem causar a mesma reação. Por exemplo, a leucemia, um câncer das células brancas do sangue, pode apresentar anormalidades no número e na função dessas células. De fato, infecções freqüentes ou recorrentes são um dos principais sintomas da leucemia.
, , ] ]