Um recém-nascido tem um número de glóbulos brancos extremamente elevado imediatamente após o nascimento. De acordo com os números normais que foram estabelecidos no Hospital Infantil de Buffalo, o número total de células brancas no mês após o nascimento deve ser entre 9 e 34 bilhões de glóbulos brancos por litro de sangue. Esse número começa a cair drasticamente durante os dois primeiros anos de vida, quando os níveis normais estão entre 6 e 14 bilhões de glóbulos brancos por litro de sangue.
Os glóbulos brancos consistem em linfócitos, neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos. Cada um deles tem intervalos normais dentro da contagem total. Nos recém-nascidos, o número total de linfócitos e neutrófilos pode ser bastante expandido. Na verdade, durante a infância e até a idade escolar, é comum que as crianças tenham contagens de linfócitos que excedam as contagens de neutrófilos. Esta característica irá reverter antes que a criança atinja a idade adulta.
Alterações na contagem de glóbulos brancos A razão mais comum para a contagem de glóbulos brancos para mudar é a infecção. Infecções bacterianas, virais, fúngicas e parasitárias causam alterações características no número de glóbulos brancos. Além disso, a contagem de leucócitos pode aumentar por razões benignas, como exercício ou estresse, ou condições mais perigosas, como a leucemia. A contagem baixa de glóbulos brancos também pode significar infecção, ou pode ser um resultado normal do processo de parto.
Prevenção /Solução
Imediatamente após o nascimento, a contagem de leucócitos é parte dos testes de triagem padrão para seu recém-nascido. Os médicos monitorarão de perto as contagens de células sangüíneas em recém-nascidos de risco. Mudanças drásticas na contagem de glóbulos brancos podem indicar a necessidade de intervenção, mas devido à faixa variável de leucócitos normais em recém-nascidos, testes adicionais provavelmente serão necessários. , , ] ]