As plaquetas, ou trombócitos, são as células sanguíneas incolores importantes para tapar buracos nas paredes dos vasos sanguíneos. Trombocitopenia, uma baixa contagem de plaquetas no sangue geralmente está associada a um distúrbio do sistema imunológico, uma doença do sangue ou como o efeito colateral de certos medicamentos. A baixa contagem de plaquetas raramente é grave, pois os sintomas geralmente são leves. Existe uma correlação entre contagem de plaquetas e corredores de longa distância, particularmente maratonistas.
Sintomas
A baixa contagem de plaquetas está associada a hematomas excessivos, aparecimento de erupções cutâneas de manchas vermelhas escuras na parte inferior das pernas, espontânea sangramento de seu nariz ou gengivas, sangramento prolongado quando cortado ou após o trabalho odontológico, sangue nas fezes ou na urina e fluxo menstrual anormalmente pesado.
Efeitos do exercício físico
De acordo com um estudo sobre os "Efeitos da maratona Correndo em Marcadores de Ativação de Plaquetas "no" American Journal of Clinical Pathology ", vários estudos mostraram níveis aumentados de plaquetas associados com atividade extenuante. A maioria dos estudos encontrou níveis elevados de plaquetas e evidências de ativação plaquetária após longos períodos de esforço. Como a maioria dos ataques cardíacos é o resultado de um grupo rico em plaquetas de coágulos sanguíneos, esses estudos mostram que o exercício extenuante pode ser benéfico tanto na prevenção de ataques cardíacos quanto no desencadeamento dos mesmos.
Causas
O estudo de 32 participantes da Maratona de Boston de 2005 revelou que houve uma redução acentuada na concentração, forma e massa das plaquetas, indicando um aumento na ativação plaquetária durante a corrida. Isso foi atribuído a uma "anemia" induzida por raça, que se acredita ser o resultado do trauma mecânico causado pelas células vermelhas do sangue quando os pés batem com o chão.
Conclusões
Os corredores de longa distância se beneficiam de uma dieta balanceada para evitar deficiências em ácido fólico, ferro ou vitamina B12. Exercício de exercício imediatamente após lesão ou tratamento que tenha causado perda de sangue é contraindicado. Reduza o traumatismo do pé usando calçados devidamente acolchoados projetados para correr. Pergunte ao seu médico sobre os riscos do treinamento se você sofreu de doenças do sangue ou do sistema imunológico. Essas precauções podem ajudar a reduzir o aumento da atividade plaquetária associada ao esforço prolongado.
, , ] ]