As bactérias no sangue também são conhecidas como bacteremia ou envenenamento do sangue. Segundo a Clínica Mayo, o termo "envenenamento do sangue" é enganoso porque é a presença de bactérias no sangue causando problemas, não veneno. Wrong Diagnosis.com, um site mantido por Health Grades Inc., diz bacteremia é uma condição em que as bactérias invadiram a corrente sanguínea.
Sintomas
De acordo com Wrong Diagnosis.com, sintomas de bactérias no sangue incluem um aumento da frequência cardíaca, um aumento ou diminuição da temperatura corporal, aumento da taxa de respiração, diminuição de oxigênio no sangue e sudorese acompanhada de calafrios. A Clínica Mayo diz que os sintomas de bacteremia também incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e sentir-se extremamente doente.
Causas
De acordo com o Wrong Diagnosis.com, as bactérias no sangue podem ser causadas por uma complicação de outra condição ou pode ser um sintoma de outro problema subjacente. A Clínica Mayo diz que as bactérias entram no sangue através de uma ferida ou infecção. Muitas vezes isso ocorre durante um procedimento médico ou odontológico.
Diagnóstico
A Clínica Mayo diz que as bactérias no sangue são geralmente diagnosticadas através da realização de uma cultura de sangue. Outros testes são destinados a identificar a origem da infecção e podem incluir urinálise, feridas e culturas de fluido espinhal, raios-X, tomografia computadorizada, ultra-sonografia e ressonância magnética.
Tratamentos
De acordo com a Clínica Mayo, o tratamento inclui hospitalização com a administração de antibióticos intravenosos. Bactérias no sangue é uma condição séria e requer atenção médica imediata. Errado Diagnosis.com diz bacteremia pode exigir os seguintes tratamentos: antibióticos, antifúngicos, antimicrobianos, esteróides, reposição de fluidos e transfusões de sangue.
Complicações
A Clínica Mayo diz bactérias no sangue podem rapidamente tornar-se uma vida condição ameaçadora. De acordo com o Wrong Diagnosis.com, uma vez que as bactérias entraram na corrente sanguínea, a infecção pode facilmente se espalhar para outras áreas do corpo, o que pode levar a abscessos, meningite e inflamação de órgãos como o coração e a cavidade abdominal. Bactérias no sangue também podem levar à sepse, choque, coagulação sanguínea incomum, falência de órgãos e, por fim, à morte.
Bacteremia versus Septicemia
Bacteremia e septicemia são freqüentemente confundidas entre si. De acordo com a Clínica Mayo, septicemia, ou sepse, é um resultado com risco de vida de bacteremia que afetará a função do órgão e, eventualmente, levar a uma queda fatal da pressão arterial. Assim, em geral, a sepse é a reação do organismo a bactérias no sangue. , , ] ]