Warfarin
A varfarina reduz a formação de coágulos sanguíneos, impedindo que os fatores de coagulação se formem. sangue. Esta droga é usada para prevenir acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e formação de coágulos nos pulmões, artérias e veias. As mulheres grávidas não devem tomar varfarina. De acordo com Cerner Multum, a droga é conhecida por causar defeitos congênitos, abortos espontâneos, natimortos e sangramento fetal. Possíveis efeitos colaterais da varfarina incluem perda de cabelo, vômitos, náuseas, dor de estômago, inchaço e gases. Procure atendimento médico imediato por sangramento que não pare, fácil hematomas ou sinais de sangramento interno, como fezes escuras ou sangue na urina.
Heparina
A heparina reduz a capacidade do sangue de coagular, de modo que os coágulos não podem se formar nas veias, artérias ou pulmões. Este medicamento pode ser usado durante procedimentos cirúrgicos que criam um alto risco de formação de coágulos sanguíneos. Também pode ser usado para tratar doenças do coração, pulmões e vasos sanguíneos que aumentam a probabilidade de coágulos perigosos. Os pacientes que tomam heparina não devem tomar medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno, pois esses medicamentos podem mudar a maneira como a heparina atua e causar sérios efeitos colaterais. Fácil hematomas e hemorragias são os efeitos colaterais mais comuns desta droga. De acordo com a Clínica Mayo, a heparina também pode causar dor abdominal, sangramento da gengiva, constipação, tontura, dores de cabeça, dor nas articulações, hemorragias nasais inexplicáveis e períodos menstruais intensos. Se o sangramento não puder ser controlado ou se houver sangue na urina ou nas fezes, procure tratamento médico imediato.
Clopidogrel
O clopidogrel é usado na prevenção ou no tratamento de derrames e ataques cardíacos. Esta droga é uma droga anti-plaquetária, o que significa que impede que as plaquetas se colem e formem coágulos sanguíneos que podem levar a derrames e ataques cardíacos. Pessoas com úlceras sangrantes, hemorragias cerebrais ou outras condições de sangramento podem não ser capazes de tomar este medicamento. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o clopidogrel pode causar dor de cabeça, tontura, dor de estômago, hemorragia nasal, diarréia, náusea e cansaço excessivo. Procure atendimento médico imediato para reações alérgicas ao clopidogrel, sangramento incontrolável ou sinais de hemorragia interna, como sangramento sob a pele ou sangue na urina ou nas fezes. Ticlopidina
Ticlopidina é um medicamento usado para prevenir acidentes vasculares cerebrais impedindo a coagulação excessiva do sangue. Este medicamento deve ser usado com precaução em pessoas que têm doença hepática, baixa contagem de células do sangue, colesterol alto, doença renal, triglicerídeos elevados e distúrbios hemorrágicos. Os pacientes devem informar seus médicos sobre todos os medicamentos prescritos e de venda livre que estiverem tomando, assim como quaisquer vitaminas ou suplementos. Possíveis efeitos colaterais desta droga incluem diarréia, dor de estômago, gases, comichão, dores de estômago, vômitos, perda de apetite e dor de cabeça. Procure atendimento médico imediato por sangramento e hematomas incomuns, erupções cutâneas, fezes claras e sinais de infecção. Enoxaparina A enoxaparina é um anticoagulante usado para prevenir coágulos sanguíneos em pessoas que estão imóveis devido a grandes cirurgias. ou a necessidade de repouso na cama. Também pode ser usado com aspirina para prevenir ataques cardíacos ou com varfarina para tratar a formação de coágulos sanguíneos nas pernas. Este medicamento deve ser usado com precaução em pessoas que tenham ou tenham tido infecções cardíacas, distúrbios hemorrágicos, doença renal, acidentes vasculares cerebrais, baixa contagem de plaquetas ou úlceras. A enoxaparina pode causar efeitos colaterais, como mal-estar estomacal, febre e ardor ou irritação no local da injeção. Procure atendimento médico imediato para evacuações negras ou com sangue, hematomas incomuns, pés e tornozelos inchados, sangue na urina ou sangramento incomum.