Doença da Artéria Periférica
Doença arterial periférica - DAP - pode resultar de aterosclerose ou endurecimento de as artérias. A placa, uma substância feita de gordura, colesterol e vários elementos no sangue, é a causa dessa condição. À medida que a placa se acumula nas paredes de suas artérias, elas começam a se estreitar, restringindo o fluxo sanguíneo para várias áreas do corpo. As complicações mais comuns são ataque cardíaco e derrame; PAD é outro. Afetando seus braços, pernas e pélvis, PAD pode levar a dormência, dor e infecção nessas áreas, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.
Sintomas da PAD
A Cleveland Clinic explica PAD pode construir ao longo de sua vida sem apresentar sintomas até que você tenha um bloqueio de 60% ou mais em suas artérias. Você pode então notar desconforto ou cãibras nas pernas quando ativo, que desaparece durante o descanso. Essa dor geralmente ocorre em sua panturrilha, mas pode ser sentida em sua coxa ou nádegas também. Ao caminhar, você pode sentir uma sensação pesada ou sensação de dormência; descansar geralmente alivia isso. Sintomas adicionais incluem queimação ou dor nos pés ou dedos dos pés em repouso, alterações de cor na pele, aumento de infecções nas pernas ou nos pés e feridas nos dedos dos pés e pés que não cicatrizam. Uma série de condições médicas aumentam o risco de desenvolver DAP, sendo o colesterol alto um deles.
Tratamento de DAP
Muitas pessoas com DAP têm altos níveis de colesterol; Portanto, uma dieta pobre em gordura e colesterol pode ajudar, explica a American Heart Association. Medicamentos para baixar o colesterol também podem ser necessários para gerenciar e manter níveis saudáveis de colesterol. Os medicamentos mais comumente prescritos são estatinas, de acordo com MayoClinic.com. A AHA acrescenta que o exercício físico pode reduzir os sintomas de PAD em quatro a oito semanas. A maioria dos pacientes vai a um centro de reabilitação, onde eles podem ser monitorados por segurança. A maioria dos planos inclui uma combinação de exercícios de perna, caminhada e exercícios em esteira três vezes por semana.
Estatinas
Embora as estatinas sejam as drogas mais comumente prescritas, as pessoas que tomam esses remédios devem levá-las para o resto de suas vidas, tornando seus efeitos colaterais mais difíceis de controlar, explica MayoClinic.com. O efeito colateral mais comum é a dor muscular; isso pode ser um leve desconforto, ou ser tão debilitante que interfere com sua capacidade de subir escadas ou andar sem se sentir desconfortável ou cansado. Muitos vão descobrir que esse efeito colateral desaparece dentro de um mês ou dois após o início dessa droga. Se a dor persistir ou piorar, pode levar a uma condição rara conhecida como rabdomiólise. Além da dor muscular intensa, a rabdomiólise pode causar insuficiência renal, danos no fígado e resultar em morte. Relatar uma continuação da dor muscular e das articulações ao seu médico imediatamente permite que ele diminua sua dose ou mude completamente sua medicação antes que surjam complicações.