A capacidade do seu sangue de formar coágulos pode salvar sua vida se você estiver sangrando. Mas quando coágulos se formam dentro de suas veias e circulam para seus pulmões, você pode se deparar com uma situação de risco de vida. Este tipo de coágulo sanguíneo - conhecido como embolia pulmonar, ou PE - pode afetar pessoas de todas as idades. Conhecer os sinais, sintomas e fatores de risco para uma EP é importante porque o diagnóstico e tratamento precoces melhoram consideravelmente a chance de recuperação desta condição grave.
A origem dos coágulos de pulmão
Um coágulo de sangue de pulmão geralmente começa em outro lugar o corpo, tipicamente como um coágulo nas veias profundas da perna, conhecido como trombose venosa profunda, ou TVP. Quando as TVPs se formam, elas às vezes se partem em pedaços menores e viajam pela circulação para as artérias nos pulmões. TVPs envolvendo veias no joelho ou acima dele são mais propensas a originar PE do que as do bezerro. Quando os pedaços de coágulo de uma TVP se alojam nas artérias dos pulmões, bloqueiam o fluxo sanguíneo. Esse bloqueio pode interferir na capacidade dos pulmões de transferir oxigênio fresco para o sangue, levando a dificuldades respiratórias e problemas com outros órgãos do corpo que precisam de oxigênio para funcionar normalmente.
sinais e sintomas
PE causar uma diminuição significativa no fluxo sanguíneo através dos pulmões pode afetar a função dos pulmões e do coração. O bloqueio interfere com a captação de oxigênio pelos pulmões e causa uma reserva de sangue no coração. Esses problemas causam sintomas como falta de ar, dor no peito e tosse. A gravidade dos sintomas de PE geralmente aumenta com o tamanho do coágulo nos pulmões. Em casos extremos, um EP grande pode causar rapidamente falta de ar, respiração acelerada, batimentos cardíacos acelerados, tontura, confusão e possíveis colapsos inconscientes em poucos minutos. No outro extremo do espectro, pequenos PEs podem ocorrer sem sintomas e só podem ser detectados incidentalmente.
Fatores de Riscos
O risco de EP aumenta com a idade, e a maioria das pessoas que desenvolvem um coágulo de pulmão são mais velhas de 60. Inatividade também é um fator de risco, como estar de cama ou sentado por longos períodos durante a condução ou em um avião. Obesidade, câncer, insuficiência cardíaca e lesão recente ou cirurgia - especialmente envolvendo as pernas ou quadris - também aumentam o risco de EP. Fatores de risco mais fracos para EP incluem gravidez, parto, tabagismo e uso de alguns medicamentos hormonais. A tendência de formar TVP e EP também pode ser executada em famílias.
Tratamentos para Embolia Pulmonar
O tratamento para uma EP tipicamente inclui anticoagulantes. Estes medicamentos impedem que os coágulos de pulmão aumentem e impedem a formação de novos. Um grande coágulo de pulmão pode ser tratado com um remédio para dissolvê-lo ou um procedimento para removê-lo. Os tratamentos também são administrados para controlar os efeitos negativos de uma EP no coração e para estabilizar a respiração. Em casos mais graves, um pequeno filtro é, por vezes, colocado em uma veia grande para evitar que mais coágulos sanguíneos viajem para os pulmões.
Avisos e precauções - Se você tiver sintomas de um coágulo de sangue de pulmão, é É importante procurar atendimento de emergência imediatamente, especialmente se você tiver fatores de risco para o desenvolvimento de EP. Se não for tratada, os coágulos sanguíneos do pulmão podem causar a morte. No entanto, os tratamentos para a EP são muito eficazes na prevenção da morte quando administrados em tempo hábil. Consulte também o seu médico o mais rapidamente possível se tiver sinais ou sintomas de TVP, tais como inchaço súbito, sensibilidade e /ou dor numa das pernas. O tratamento de uma TVP de alto risco é importante para reduzir a chance de um coágulo pulmonar.