casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os benefícios da dose baixa diária de aspirina?

A aspirina em dose baixa não prescrita é comumente usada para reduzir a febre, dores de cabeça, artrite e sintomas de resfriado. De acordo com o Medline Plus, dos Institutos Nacionais de Saúde, a aspirina em baixa dose também é usada para prevenir ataques cardíacos em pessoas que têm um ataque cardíaco ou angina, uma forma de dor no peito relacionada a artérias obstruídas do coração. A aspirina funciona reduzindo os sinais químicos que causam febre, dor, inchaço e coágulos sanguíneos. Portanto, a dose diária baixa de aspirina pode oferecer benefícios para a saúde humana.

Prevenção do ataque cardíaco

Uma dose diária de 81mg de aspirina pode reduzir o risco de ataque cardíaco em pacientes que já tiveram um ataque cardíaco ou alto risco de ter um, afirma MayoClinic.com. A aspirina é eficaz na prevenção de ataques cardíacos porque interfere na ação de coagulação do sangue. Normalmente, os coágulos sanguíneos quando os vasos sanguíneos são danificados, mas podem ocorrer se os vasos sanguíneos forem estreitados pela aterosclerose, que é o acúmulo de depósitos de gordura nas artérias. A gordura acumula-se nos vasos sanguíneos e causa danos. O sangue que flui através do vaso coagula em resposta aos danos do vaso e pode bloquear o fluxo sanguíneo para o coração. Assim, tomar aspirina impedirá a formação de coágulos e continuará a permitir que o sangue flua para o coração se um vaso estiver danificado. Um paciente não deve começar a terapia com aspirina sem primeiro falar com um médico.

MayoClinic.com afirma que uma dose de 81mg de aspirina pode prevenir acidentes vasculares cerebrais em pessoas que já experimentaram um acidente vascular cerebral isquêmico, ou são com alto risco de ter um. Um acidente vascular cerebral isquêmico é causado por um coágulo sanguíneo, enquanto um acidente vascular cerebral hemorrágico envolve sangramento excessivo no cérebro. A dose baixa de aspirina previne a formação de coágulos em torno dos vasos no cérebro danificados por depósitos de gordura. A aspirina não deve ser tomada se o paciente tiver história de acidente vascular cerebral isquêmico, porque isso pode aumentar o risco de sangramento no cérebro. Assim, pacientes com histórico de acidente vascular cerebral devem perguntar ao médico se uma dose diária baixa de aspirina é benéfica antes de começar.

Reduzido risco de pólipos do cólon

O Instituto Nacional do Câncer relata que uma dose diária de 81mg de aspirina pode reduzir o risco de pólipos no cólon em 19%. Os pólipos do cólon são tumores pré-cancerosos no cólon e podem ser sinais precoces de câncer colorretal. Embora a aspirina possa ser benéfica na prevenção do câncer colorretal, os pesquisadores não estão prontos para recomendá-la para uso diário como medida preventiva. Em vez disso, um paciente que está em risco de desenvolver câncer colorretal deve agendar uma consulta com seu médico para discutir os riscos versus benefícios de tomar aspirina em dose baixa diária.

, , ] ]