casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Semente de uva e veias varicosas

As uvas têm sido usadas na medicina popular desde a época dos antigos gregos para tratar uma ampla variedade de problemas de saúde, desde sangramento e inflamação até câncer e varíola. A pesquisa clínica mostra que as uvas e o extrato de semente de uva contêm potentes propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que podem comprovar algumas alegações sobre a capacidade da fruta de promover vasos sangüíneos saudáveis ​​e tratar varizes.

Identificação

As varizes são as desordem veia mais comum, afetando 60 por cento dos americanos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, embora eles são mais propensos a afetar as mulheres. Os sintomas incluem os vasos sanguíneos azuis nas pernas e nos pés, uma sensação dolorida ou ardente nas pernas e inchaço nos tornozelos e pés. As veias varicosas são causadas quando as veias aumentam de tamanho e se torcem devido ao envelhecimento ou gravidez e impedem que o sangue se mova de forma eficaz, mesmo fluindo para trás e se acumulando em suas veias. As complicações podem incluir coágulos sanguíneos e úlceras da pele.

Benefícios para varizes

As uvas vermelhas ou roxas são consideradas as variedades mais saudáveis ​​da fruta, com sementes dessas uvas contendo altos níveis de vitamina E, flavonóides e linoleico. ácido. As uvas e o extrato de semente de uva também contêm os potentes compostos antioxidantes conhecidos como complexos oligoméricos de proantocianidina, ou OPCs, que podem reduzir o vazamento nas veias e o inchaço nas pernas na dose de 720 miligramas de extrato de semente de uva por dia. No entanto, nenhum estudo avaliou se o extrato de semente de uva pode fazer as varizes desaparecerem completamente ou impedir o desenvolvimento de novos.

Expert Insight

Um estudo duplo-cego realizado na França em 1981 em 50 pacientes com varizes descobriu que 150 miligramas por dia de um extrato comercial de semente de uva funcionavam mais rapidamente e seus efeitos duravam mais do que a prescrição da diosmina na redução da dor, queimação, formigamento e inchaço das veias varicosas. Um estudo francês separado do mesmo extrato comercial de semente de uva descobriu que as OPCs de semente de uva na dose de 100 mg três vezes por dia melhoraram significativamente o peso, inchaço e desconforto nas pernas devido à insuficiência venosa crônica, uma condição similar às veias varicosas. Durante um período de um mês, 75% dos pacientes tratados melhoraram substancialmente. Uma pesquisa publicada no “Minerva Cardioangiolica” em 1999 mostrou que as OPCs de uva causavam coceira e dor desaparecendo na insuficiência venosa da perna em 80% e 53% dos pacientes estudados, respectivamente.

Aviso

A Universidade de Maryland Medical Centre não recomenda extratos de semente de uva para crianças nem para mulheres grávidas ou que amamentam. Tomar suplementos de semente de uva em combinação com anticoagulantes, como a varfarina, pode aumentar o sangramento, e tomar sementes de uva com vitamina C pode elevar a pressão arterial. Outros efeitos colaterais são leves e incluem secura, coceira no couro cabeludo, urticária, tontura, dor de cabeça, pressão arterial elevada, indigestão e náusea.