Fisiologia
As artérias saudáveis são flexíveis e fortes e se movem livremente enquanto o sangue viaja através delas. Quando os depósitos de placa se acumulam nas paredes das artérias, isso os faz endurecer e endurecer. Os depósitos de placa também estreitam a abertura da artéria. Artérias endurecidas e estreitas dificultam o fluxo sanguíneo adequado. A pressão sanguínea aumenta e o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos é restrito. Ocasionalmente, os depósitos de cálcio podem se libertar da parede da artéria, formando um coágulo sanguíneo, que pode bloquear completamente o fluxo sangüíneo.
Causas
A causa exata da aterosclerose é desconhecida. Acredita-se que ele se desenvolva como resultado de danos crônicos ou lesões no interior das artérias. Os danos ou lesões podem ocorrer como resultado de pressão alta crônica, colesterol alto, tabagismo e diabetes descontrolado. Aterosclerose é uma condição gradual, e os danos arteriais ocorrem durante um longo período de tempo.
Sintomas
A aterosclerose leve não pode causar nenhum sintoma. O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue observa que muitas pessoas podem não perceber que têm aterosclerose até que os depósitos de cálcio impedem completamente o fluxo sanguíneo e causam um ataque cardíaco ou derrame. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente diferem com base em quais artérias são afetadas.
Se as artérias coronárias, que fornecem sangue para o coração, são afetadas, pode causar dor no peito, falta de ar, ritmos cardíacos anormais, fadiga e falta de energia. Se as artérias carótidas, que fornecem sangue ao cérebro, forem afectadas, pode causar fraqueza e dormência na face ou nos membros, dificuldade em falar, confusão, perturbações da visão, tonturas e dores de cabeça súbitas. Se as artérias que suprem os membros com sangue, chamadas de artérias periféricas, forem afetadas, os sintomas podem incluir dormência, dor e infecção.
Mudanças no estilo de vida costumam ser o melhor tratamento para a aterosclerose. Restringir a ingestão de gordura, colesterol e sódio e aumentar o exercício pode ajudar a prevenir complicações que podem se desenvolver a partir da aterosclerose. Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes, medicamentos para reduzir o colesterol e o cálcio podem ser prescritos. Seu médico também pode prescrever medicamentos antiplaquetários, o que pode reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos.
Complicações
Se não tratada, a aterosclerose pode levar à doença arterial coronariana, o que pode resultar em um ataque cardíaco. O acúmulo de placa também pode causar doença da artéria carótida, o que pode resultar em um ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral. Um aneurisma também pode ocorrer como resultado da aterosclerose. Um aneurisma é uma protuberância na parede da artéria que pode ser fatal se romper.
, , ] ]