A má circulação sanguínea pode contribuir para doenças cardíacas, problemas cognitivos e disfunção sexual. O zinco mineral essencial tem sido usado na medicina popular para tudo, desde curar feridas até prevenir coágulos sanguíneos, e também pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo. Além disso, o zinco tem propriedades antioxidantes que protegem as células contra danos e podem criar veias e artérias saudáveis que estimulam a circulação sanguínea.
Zinco Importância
O zinco desempenha um papel importante na promoção do fluxo normal de sangue através dos rins e diminuindo a resistência dos vasos sanguíneos, como demonstrado em um estudo japonês publicado em 1999 em "Pesquisa Biomédica sobre Oligoelementos". Uma equipe de cientistas na Turquia também descobriu que o zinco ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, dilui o sangue e melhora o fluxo sanguíneo na mesma publicação em 2006.
Atherosclerosis
A aterosclerose é uma condição na qual o material gorduroso se acumula nas paredes de suas artérias e pode, eventualmente, bloquear as artérias e o fluxo sanguíneo. O zinco ajuda a prevenir a deterioração das células endoteliais que revestem a parede interna dos vasos sanguíneos e pode contribuir para o desenvolvimento da aterosclerose, como demonstrado em um estudo com ratos publicado no "Journal of Trace Elements in Medicine and Biology" em 2003.
Periférico Doença Arterial
A doença arterial periférica é um problema circulatório comum que causa artérias estreitas que reduzem o fluxo sanguíneo para os membros, mais frequentemente as pernas. Um estudo publicado em "International Angiology" em dezembro de 2010 investigou vários oligoelementos e seus efeitos sobre o fluxo sanguíneo para as extremidades. Os pesquisadores descobriram que os pacientes com inflamação e bloqueio nas artérias em suas extremidades tinham níveis significativamente reduzidos de zinco e selênio em comparação com indivíduos saudáveis. Eles concluíram que uma deficiência de zinco contribuiu para o processo da doença. Muitos fabricantes de suplementos de zinco comercializá-los como uma forma de melhorar o desempenho sexual masculino, aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis. Embora não existam ensaios científicos humanos que comprovem tais alegações, o zinco parece estar relacionado ao desenvolvimento adequado dos órgãos sexuais masculinos e à saúde da próstata. Um estudo publicado em uma edição de 2000 da revista "Toxicology Letters" descobriu que o zinco e o selênio ajudaram a restaurar a atividade do óxido nítrico nos tecidos eréteis do pênis. O óxido nítrico é uma molécula que desempenha um papel crítico na prevenção de doenças vasculares.
Estudos e pesquisas demonstraram que é seguro para você tomar menos de 40 mg de zinco em forma de suplemento por períodos curtos. Efeitos colaterais comuns com pessoas que tomam quantidades normais de zinco incluem náuseas, vômitos e um gosto metálico. Altas doses de zinco podem realmente enfraquecer o sistema imunológico e elevar os níveis de colesterol, além de causar tontura, dor de cabeça, perda de coordenação muscular, alucinações e anemia.
, , ] ]