A vasoconstrição dos vasos sanguíneos é uma resposta normal a certos estímulos. Para suprir os músculos que trabalham com o sangue de que precisam, seu corpo redireciona o fluxo sanguíneo. Um mecanismo simples de alargamento ou constrição dos vasos sanguíneos permite mais ou menos fluxo de sangue para determinadas áreas. Durante o exercício, a maior parte do sangue é desviada das áreas digestivas, urinárias e reprodutivas e encaminhada para o coração, pulmões e músculo esquelético. Um atleta pode usar a vasoconstrição na cicatrização, para modular a temperatura corporal e prevenir doenças crônicas.
Terapia
A vasoconstrição pode ser usada como uma terapia para curar lesões relacionadas ao esporte. Terapia fria ou crioterapia manipula os vasos sanguíneos para o músculo lesionado para aliviar a dor. A terapia fria funciona causando vasoconstrição no local da lesão. Isso significa que menos sangue está fluindo para a lesão, o que oferece algum alívio para o atleta.
Benefícios da Terapia da Vasoconstrição A terapia pela vasoconstrição tem vários benefícios. A vasoconstrição dos vasos que fluem para a lesão pode ajudar a reduzir o sangramento e o inchaço. Quando os vasos são vasoconstruídos, eles não podem fornecer grandes quantidades de sangue para a área, o que significa que o metabolismo para a área também é retardado. Metabolismo mais baixo em uma área afetada causa menos morte celular e uma recuperação mais rápida, o que pode ser muito importante para um atleta.
Termorregulação
Esquiadores de fundo, patinadores de gelo e patinadores de velocidade são todos atletas sérios . Treinar e competir no frio é um fator próprio devido ao efeito da vasoconstrição no corpo. Em um ambiente frio, seu corpo trabalha para manter sua temperatura central contraindo os vasos expostos à superfície da pele. A vasoconstrição retarda o metabolismo pela pele, o que significa que precisa de menos fluxo sanguíneo e também mantém os músculos centrais e funcionais aquecidos. O envelhecimento do atleta
A vasoconstrição também pode beneficiar o atleta que está envelhecendo. Seu corpo medeia a vasoconstrição e vasodilatação através de produtos químicos e hormônios dentro do seu corpo. Um dos métodos é o óxido nítrico, que causa vasodilatação na presença de vasos sanguíneos. À medida que a pessoa envelhece, esse método pode degenerar, fazendo com que os vasos sanguíneos se tornem menos responsivos, levando à pressão alta. Vasoconstrição em um atleta idoso pode ajudar a manter os vasos funcionando adequadamente. Quando o corpo é treinado, a saúde endotelial é melhorada, o que pode impedir que a função do óxido nítrico reduza e mantenha a hipertensão controlada.