casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como o sistema muscular funciona com o sistema imunológico?

O mais óbvio e conhecido das funções do sistema muscular é o movimento. Músculos se conectam aos ossos do esqueleto e, quando se contraem, produzem movimento. Um propósito menos conhecido do sistema muscular, no entanto, é ajudar a mover fluidos corporais - incluindo sangue e linfa - através do corpo. Desta forma, o sistema muscular auxilia na função imunológica.

Sistema Imunológico

O sistema imunológico é um dos sistemas orgânicos mais diversos e complexos do corpo. Ele serve ao propósito de proteger as células do corpo de ataque patogênico e infecção, e inclui não apenas componentes celulares, como glóbulos brancos, mas também órgãos. De acordo com o Dr. Gary Thibodeau em seu livro "Anatomy and Physiology" (Anatomia e Fisiologia), o baço e os gânglios linfáticos desempenham papéis imunológicos importantes. O baço é um repositório de células do sistema imunológico através do qual o sangue passa, enquanto os nódulos linfáticos contêm células do sistema imunológico, e filtrar o líquido linfático.

Geração de Linfa

O líquido linfático é o componente líquido do sangue. É amarelo claro, ou cor de palha, porque contém açúcares e sais dissolvidos, mas não contém células ou muitas das proteínas do sangue. É produzido quando o fluido vaza de pequenos vasos sanguíneos, ou capilares, para cercar as células. Muito, mas nem todo, desse fluido retorna aos capilares no final do leito capilar, relata Thibodeau. O fluido que não reentra nos capilares retorna à circulação através do sistema linfático, que é uma subdivisão do sistema imunológico.

Sistema linfático

Um dos maiores problemas associados à circulação humana do sangue e a linfa é a postura ereta adotada pelos seres humanos. Como o coração está na porção superior do corpo, o sangue que retorna ao coração pelas extremidades inferiores precisa combater a gravidade. A linfa, também, que deve eventualmente voltar a entrar na circulação, tem que atingir a parte superior do tronco contra a força da gravidade. Aqui, o sistema muscular desempenha um papel inestimável. Quando os músculos se contraem no curso do movimento regular, eles comprimem a linfa para cima, diz Thibodeau. Isso mantém o líquido linfático circulando e o sistema permanece funcional. É importante que o sistema linfático permaneça funcional, pois serve tanto aos papéis imunológicos quanto aos circulatórios. Como a linfa viaja para cima através do corpo em direção ao tronco, onde reentra na circulação com o sangue, ela passa através dos linfonodos, onde as células do sistema imunológico checam invasores. Se a linfa não circulasse, reduziria a capacidade do sistema imunológico de funcionar. Além disso, a linfa representa uma porção do sangue, o que significa que, se a linfa não fosse devolvida à circulação pela ação dos músculos esqueléticos, o volume de sangue diminuiria, explica Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". Expert Insight -

A importância do sistema muscular em ajudar o sistema imunológico por meio do fluxo linfático torna-se bastante aparente sempre que um indivíduo deve ficar de pé ou parado por um longo período de tempo. Com as pernas abaixo do nível do coração, a linfa deve lutar contra a gravidade para retornar à circulação. Sem contrações regulares dos músculos das pernas, no entanto, a linfa não pode voltar para a parte superior do corpo facilmente, e se acumula na parte inferior das pernas, produzindo inchaço desconfortável, chamado edema. , , ] ]