De acordo com Drugs.com, as pimentas estão entre as especiarias mais utilizadas no mundo, e as pessoas em alguns países do Sudeste Asiático consomem uma média de 5 g de pimenta vermelha por dia. No entanto, uma das principais preocupações de segurança é o potencial para uma interação entre a pimenta caiena e alguns medicamentos, incluindo a varfarina. As interações com a varfarina são potencialmente graves porque pequenas alterações nos níveis sanguíneos de varfarina podem ter efeitos prejudiciais. Consulte o seu médico antes de usar pimenta caiena medicinalmente.
Sobre a varfarina
A varfarina está em uma categoria de medicamentos chamados anticoagulantes, o que significa que retarda o processo de coagulação do sangue do corpo. Você pode estar tomando varfarina se tiver coágulos de sangue nas veias ou nos pulmões. A varfarina também é usada por pessoas que têm um ritmo cardíaco irregular, chamado fibrilação atrial, que pode causar a formação de perigosos coágulos sanguíneos no corpo. Também é prescrito para prevenir o derrame em algumas pessoas.
Como funciona
O componente ativo da pimenta caiena é a capsaicina. Capsaicina trabalha para aliviar a dor, bloqueando uma substância química chamada P, que é responsável pela transmissão de mensagens de dor ao cérebro. Quando a substância P é inibida, os sinais de dor não vão mais para o cérebro e a pessoa experimenta o alívio da dor. A capsaicina produz apenas um efeito de curto prazo sobre a substância P, por isso as pessoas precisam continuar a tomá-lo para sustentar o alívio da dor.
Interação com a varfarina
Um relatório publicado no "American Journal of Health-System Pharmacy" em 2000, apoiou a interação entre varfarina e capsaicina. Pimenta caiena aumenta o tempo que o sangue precisa coagular, e quando tomado com medicamentos anticoagulantes como a varfarina, o efeito do medicamento pode ser intensificado, diz DrugDigest.org. Isso aumenta o risco de sangramento descontrolado, que pode se apresentar como sintomas como sangue na urina ou nas fezes, cuspir sangue, hematomas incomuns e sangramento contínuo de pequenos cortes. Outras considerações Como a varfarina, a aspirina pode diminuir a capacidade do seu sangue de coagular, por isso, se você tomar regularmente aspirina e pimenta caiena, você pode ter um risco aumentado de sangramento, diz DrugDigest.org. Você pode ter um efeito semelhante se tomar pimenta caiena com outras ervas que diminuem a coagulação do sangue, como alho, gengibre, ginkgo, ginseng, castanha, trevo vermelho e saw palmetto.