Coágulos sangüíneos ocorrem quando as plaquetas se unem para formar aglomerados. Embora este seja um processo natural que o impede de sangrar excessivamente, pessoas com doença cardiovascular ou aterosclerose podem sofrer um ataque cardíaco ou derrame quando um coágulo de sangue se forma em seus vasos. Muitos medicamentos para diluir o sangue estão disponíveis hoje, mas você pode alternativamente tomar um suplemento dietético ou à base de plantas para ajudar a diluir o sangue. Consulte o seu médico para discutir os possíveis riscos e interações medicamentosas antes de tomar qualquer suplemento.
suplementos dietéticos
suplementos dietéticos comuns com efeitos afinadores de sangue incluem ômega-3 ácidos graxos como óleo de peixe, óleo de linhaça e mesoglycan, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Selênio, vitamina C, ácido fólico, vitaminas B-6 e B-12; e a betaína também pode ajudar a diluir o sangue, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. De fato, uma combinação de ácido fólico com vitaminas B-6 e B-12 pode ajudar a diminuir os níveis de homocisteína em seu corpo, o que pode reduzir o risco de doença cardiovascular e formação de coágulos sanguíneos. Policosanol e coenzima Q10 suplementos podem ajudar a diluir o sangue também, informa a Universidade de Maryland Medical Center. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético para diluir o sangue.
Suplementos de ervas
Alguns suplementos de ervas também podem ajudar a diluir o seu sangue. Você pode tomar suplementos de ervas como espinheiro e alho para seus efeitos de afinamento do sangue para prevenir coágulos sanguíneos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Boldo, gengibre e ginkgo podem diluir o seu sangue também. Além disso, o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan informa que a cúrcuma e a peônia podem reduzir a coagulação excessiva ou a agregação de plaquetas sanguíneas. Nenhuma pesquisa científica conclusiva e amplamente aceita apóia o uso de quaisquer suplementos fitoterápicos para prevenir coágulos sanguíneos ou para afinar o sangue, no entanto.
Medicina convencional
Além de suplementos dietéticos e de ervas, muitos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários são usados na medicina convencional para diluir o sangue e prevenir coágulos. Medicamentos comuns para afinar o sangue incluem aspirina, varfarina, ticlodipina, dipiridamol, clopidogrel e heparina.
Considerações
Além dos suplementos para afinar o sangue, você pode fazer certas mudanças no estilo de vida que podem reduzir seus riscos. coágulos de sangue. Parar de fumar, reduzir o estresse, manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente e ter uma dieta saudável podem ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e doenças cardiovasculares, diz o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Controlar seus níveis de colesterol também é essencial para a saúde cardiovascular e para evitar o acúmulo de placas arteriais.
Antes de começar a tomar qualquer suplemento para diluir o sangue, converse com seu médico sobre todas as possíveis opções de tratamento. Seu médico pode recomendar que você tome um medicamento prescrito para diluir o sangue ou faça certas mudanças no estilo de vida, em vez de tomar ou tomar certos suplementos. Além disso, cuidado com o fato de que muitos suplementos naturais podem produzir efeitos colaterais e interações medicamentosas, assim como os medicamentos convencionais. Por exemplo, a maioria dos suplementos dietéticos e fitoterápicos que afinam o sangue não são seguros para o uso de anticoagulantes convencionais ou medicamentos antiagregantes plaquetários, adverte a Universidade de Maryland Medical Center. O uso excessivo de ervas ou medicamentos para afinar o sangue aumenta o risco de hemorragia interna, especialmente nos intestinos ou no cérebro, de acordo com uma edição de 2009 da "Circulation". A suplementação a longo prazo com o selênio pode potencialmente aumentar seus riscos para o diabetes tipo 2, e o espinheiro pode interagir negativamente com muitos medicamentos usados para tratar doenças cardíacas e hipertensão.