Púrpura Trombocitopênica Idiopática
Este tipo de trombocitopenia é também chamado de púrpura trombocitopênica imunológica. Independentemente de ser "idiopático" ou "imune" usado no nome, a condição é freqüentemente abreviada como ITP. O Hospital Infantil Lucile Packard, em Stanford, informa que a causa exata do ITP é desconhecida - daí o nome "idiopático", que significa "desconhecido". As pessoas diagnosticadas com PTI muitas vezes têm uma infecção viral duas a três semanas antes da queda das plaquetas. Os cientistas especulam que o sistema imunológico inadvertidamente destrói as plaquetas ao criar imunidade contra o vírus na tentativa de eliminar a infecção. ITP causa hematomas de pele vermelha ou roxa, chamada púrpura. Além disso, pode ocorrer petéquias, quando as contusões se manifestam como pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele. Outros sinais e sintomas incluem sangramento das gengivas; sangue presente nas fezes, urina e /ou vômito; e hemorragias nasais.
Púrpura Trombocitopênica Trombótica
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue descreve detalhadamente as características da púrpura trombocitopênica trombótica, freqüentemente abreviada como TTP. Como o ITP, o TTP também envolve uma baixa contagem de plaquetas no sangue. No entanto, a baixa contagem de plaquetas no sangue da PTT é causada por coágulos sanguíneos anormais formados por plaquetas nos vasos sanguíneos por todo o corpo. Quando esta condição é grave, a maioria das plaquetas de uma pessoa fica presa em coágulos de sangue por todo o corpo e não está disponível para formar um coágulo de sangue como resultado de uma lesão. Os minúsculos coágulos sanguíneos causados pelo TTP podem ser visíveis como petéquias, como no ITP. Se um coágulo sanguíneo se formar nos vasos sangüíneos do cérebro, um derrame potencialmente letal pode resultar.
Trombocitopenia induzida por drogas
A trombocitopenia induzida por drogas ocorre quando as drogas são a causa da baixa contagem de plaquetas no sangue . O MedlinePlus, uma enciclopédia médica on-line patrocinada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, relata dois subtipos principais de trombocitopenia induzida por drogas: imunológica e não imune. Certos medicamentos podem levar o corpo a atacar e destruir equivocadamente as plaquetas do sangue, o que é o caso da trombocitopenia induzida por drogas imunológicas. A trombocitopenia induzida por drogas não imunes ocorre quando uma droga faz com que o organismo produza menos plaquetas do que o normal. Drogas quimioterápicas usadas para tratar o câncer são causas comuns de trombocitopenia induzida por drogas não imunes. Os sinais e sintomas deste tipo de trombocitopenia são semelhantes aos outros dois tipos: formação de petéquias na pele; pele que contusões facilmente; e sangramento fácil nas gengivas e hemorragias nasais pesadas frequentes.