Insuficiência venosa - geralmente referida como insuficiência venosa crônica - envolve o retorno inadequado do sangue das pernas para o coração. Quando as válvulas unidirecionais em uma ou mais veias da perna não funcionam adequadamente, o sangue se acumula na perna, explica o Oregon Heart &Instituto Vascular. A condição pode ser hereditária, mas fatores como idade avançada, inatividade e obesidade podem contribuir para o desenvolvimento de problemas nas válvulas venosas e na insuficiência venosa crônica. Em alguns casos, aqueles com insuficiência venosa não apresentam nenhum sintoma, mas em outros casos os sintomas podem afetar o nível de atividade física de um paciente e sua qualidade de vida. O inchaço e o vazamento insuficiência ocorrer nos tornozelos e pernas, observa o Centro Médico Penn State Milton S. Hershey. Essas partes do corpo ficam inchadas quando o sangue acumulado nas veias da perna exerce uma pressão maior que a normal nas veias. As pernas podem ficar cheias ou pesadas, e essas sensações podem aumentar com a marcha ou a posição em pé, observa o Manual Merck para Profissionais de Saúde. A pressão crescente e o inchaço podem causar o vazamento de líquido amarelo claro da pele. Esse fluido, conhecido como plasma, vem do sangue.
Dor
Os sintomas de insuficiência venosa incluem dor nas pernas. Os sintomas de dor podem variar de dores a câimbras a sensações de queimação, observa o professor Andrew Nicolaides, da Faculdade de Medicina do Imperial College, em uma declaração de consenso publicada em novembro de 2000 em "Circulation". Nicolaides observa que os sintomas podem incluir a síndrome da coceira e das pernas inquietas. Essa desordem envolve uma compulsão para mover as pernas, muitas vezes acompanhada de sensações rastejantes nas pernas, explica o Manual Merck.
Descoloração da pele e úlceras
Em pacientes que sofrem de insuficiência venosa, a pressão crescente nas veias e capilares podem levar a sintomas que envolvem mudanças na aparência da pele. A pressão pode causar a explosão dos capilares e a liberação de glóbulos vermelhos na área logo abaixo da pele. Isso pode fazer com que a pele fique avermelhada ou acastanhada. Essas áreas da pele tornam-se suscetíveis a rupturas ou rupturas, se colididas ou arranhadas. Isso pode levar a um sintoma conhecido como úlceras de estase venosa, explica o Centro Médico Milton S. Hershey, da Universidade Estadual da Pensilvânia. Se essas úlceras nas pernas forem infectadas, elas emitirão pus e um mau cheiro, e se a infecção se espalhar para áreas adjacentes, pode causar celulite. Os sintomas de insuficiência venosa também podem incluir descamação da pele e da pele, que se tornam de aparência e textura coriáceas.