casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Cordões Umbilicais em Mulheres Grávidas

Durante a gravidez, o cordão umbilical se desenvolve em um tubo flexível que funciona como uma linha de suprimento entre o feto e a mãe. O cordão umbilical move o sangue para frente e para trás entre o feto e a placenta, que está conectado ao suprimento de sangue da mãe. Cada um dos três vasos sangüíneos que compõem o cordão umbilical desempenha uma função de apoio ao feto, fornecendo nutrientes e removendo os resíduos.

Cordão Umbilical

O cordão umbilical começa a se desenvolver cerca de cinco semanas após a concepção. O cordão continua a crescer em comprimento e enrolar até a 28ª semana de gestação. Os vasos sangüíneos, que incluem duas artérias e uma veia, são amortecidos por tecidos que servem como almofadas semelhantes à gelatina. As artérias transportam resíduos do feto para a placenta, onde se cruzam no sangue da mãe para serem eliminados em seus rins. A veia movimenta o oxigênio e outros nutrientes entre a mãe e o bebê através da placenta.

Problemas

Alguns problemas no cordão são descobertos durante exames de ultra-som antes do parto, enquanto outros são descobertos durante ou após o parto. Cordões umbilicais podem ser longos ou curtos demais. A artéria umbilical única é uma anormalidade onde o cordão umbilical tem apenas uma artéria para múltiplos fetos. Essa anormalidade pode causar defeitos congênitos. O prolapso do cordão umbilical ocorre quando o cordão cai na vagina depois que a água da mãe estourou e antes de o feto se mover para o canal do parto. Prolapso do cordão, que muitas vezes leva ao parto cesáreo, pode impedir o fluxo de oxigênio para o bebê e resultar em natimortos.

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão Umbilical

Amostragem Percutânea do Sangue do Cordão umbilical, ou PUBS, também é conhecido como amostragem de sangue fetal, amostragem de veias umbilicais e cordocentese. O procedimento PUBS envolve a extração de uma amostra de sangue fetal da veia do cordão umbilical. Os médicos analisam a amostra de sangue em busca de sinais de anormalidades, como defeitos cromossômicos, distúrbios sangüíneos e infecções. Seu médico pode pedir PUBS se informações adicionais forem necessárias sobre a saúde do seu feto. Os médicos também usam o procedimento PUBS para realizar transfusões de sangue fetal ou administrar medicação através do suprimento de sangue fetal.

Cord Blood O sangue que permanece na placenta e no cordão umbilical após o parto e corte do cordão é chamado sangue do cordão umbilical ou sangue do cordão. A maior parte do sangue do cordão é descartado. No entanto, o sangue do cordão umbilical contém as células-tronco que produzem todos os tipos de células sanguíneas. Os médicos usam células-tronco para tratar mais de 70 distúrbios, incluindo o sangue genético e as condições do sistema imunológico, de acordo com a March of Dimes. As mães podem armazenar sangue do cordão para uso futuro em bancos privados de sangue do cordão umbilical ou doar sangue do cordão a bancos públicos. Muitos estados regulam a doação de sangue do cordão umbilical e exigem o fornecimento de informações a doadores potenciais.