As pilhas ECA, que incluem uma combinação de efedrina, cafeína e aspirina, têm sido usadas como uma ferramenta para diminuir a gordura corporal e perder peso. Ephedra, um estimulante muito poderoso, tem riscos para a saúde, como hipertensão, palpitações cardíacas, acidente vascular cerebral, convulsão e morte. Por esta razão, a venda de pilhas ECA e outros suplementos alimentares contendo efedrina foram restringidos.
Efedra é o ingrediente mais potente e controverso em pilhas ECA. Enquanto cafeína e aspirina são comuns, substâncias diárias consideradas seguras, a efedra não é. A efedra, também conhecida como ma huang, é um estimulante de ervas derivado de uma planta perene, semelhante a um arbusto, originária da Ásia Central e da Mongólia. Embora existam espécies diferentes da planta ephedra, a espécie que contém o alcalóide da efedrina mais comumente usada nos produtos da éfedra é a Ephedra sinica. Ephedra estimula o sistema nervoso central, que aumenta a freqüência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos e aumenta o metabolismo e temperatura corporal. Essas características, que são as mesmas que promovem a perda de peso, também podem tornar essa substância perigosa.
Produtos proibidos
A FDA determinou que os produtos que contêm efedrina representam um “risco irracional de doenças ou lesões”, particularmente para pessoas com pressão alta ou doença cardíaca. A agência notificou o público que todos os suplementos alimentares, incluindo os alcalóides de efedrina, que não tenham sido especificamente aprovados pela FDA, são ilegais para comercialização nos Estados Unidos. Enquanto a venda de produtos de venda livre de efedrina foi proibida pela FDA em 2004, a efedrina ainda é uma substância legal, aprovada para consumo humano; embora seja altamente regulamentado.
Relatórios oficiais
De acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, o FDA recebeu mais de 900 notificações de toxicidade da efedrina entre 1995 e 1997 (antes da efedrina ter sido banida) com mais de 37 desses casos representando ferimentos graves, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral ou morte. NCCAM também observa que o uso de efedrina, juntamente com a cafeína faz para um coquetel ainda mais perigoso, com um aumento do potencial de efeitos colaterais.
Riscos para a Saúde
Um artigo de 2000 publicado no "New England Journal of Medicine" revista 140 relatos de efeitos colaterais relacionados ao uso de efedrina. Os pesquisadores descobriram que a hipertensão foi o efeito adverso mais comum com 17 notificações, seguido por palpitações no coração com 13 notificações, acidente vascular cerebral com 10 notificações e convulsões com sete notificações. Algumas fontes, no entanto, concluem que as pilhas ECA, quando tomadas em doses modestas, podem ser seguras. "International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders" descobriu que a ECA, em doses de efedrina (75-150mg), cafeína (150mg) e aspirina (330mg), é bem tolerada em pessoas saudáveis ", causando nenhuma mudança significativa na freqüência cardíaca ou pressão arterial ".