casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como a creatina afeta os rins?

A creatina é um suplemento alimentar que é freqüentemente usado para melhorar o desempenho atlético. O uso excessivo de creatina pode forçar os rins e causar danos nos rins. Os indivíduos devem seguir recomendações de dosagem adequadas para creatina e consultar um médico antes de tomar suplementos. Indivíduos que atualmente tomam creatina e têm problemas renais devem interromper o uso de creatina para evitar mais danos nos rins.

Creatina

A creatina é um aminoácido que é sintetizado nos rins e fígado e suporta o crescimento e contração muscular, "according to Peace Health.", 3, [[A creatina está naturalmente disponível em peixe e carne e também é comercializada para os atletas como um suplemento para melhorar o desempenho. De acordo com a Mayo Clinic, o suplemento de creatina mais popular é a creatina monohidratada. O uso prolongado ou altas doses de creatina podem contribuir para danos nos rins.

Rins e creatinina

Os rins removem os resíduos do corpo, ajudam a formar glóbulos vermelhos e ajudam a regular a pressão arterial. A creatinina é um resíduo químico da creatina. Geralmente é filtrado pelos rins e excretado na urina. Níveis elevados de creatinina no sangue podem ser causados ​​por altas doses de creatina e podem ser um sinal de dano renal e a incapacidade dos rins de filtrar a creatinina.

MedlinePlus diz que problemas renais que estão associados à creatinina alta os níveis incluem necrose tubular aguda, nefropatia diabética, glomerulonefrite ou pielonefrite, que podem levar à doença renal crônica (DRC) ou insuficiência renal. CKD e insuficiência renal podem resultar em convulsões, coma e, finalmente, morte. Indivíduos com qualquer condição podem necessitar de diálise, um tratamento regular que limpe o sangue ou um transplante renal.

Lab Labores

Segundo a Mayo Clinic, a creatinina sangüínea normal é de 0,6 a 1,2 mg /dL. Os homens geralmente têm níveis mais elevados de creatinina do que as mulheres porque a creatinina aumenta com a massa muscular. Alta creatinina pode ser causada por desidratação, certos medicamentos e suplementos de creatina.

Dosagem

A Universidade de Maryland Medical Center diz que o risco de danos nos rins é maior quando são tomadas altas doses de suplementos de creatina. A Clínica Mayo não recomenda tomar mais creatina do que o recomendado pelos fabricantes. Uma dose normal de carga para um atleta antes de um evento esportivo é de 5g, quatro vezes por dia durante uma semana. Uma dose de manutenção para os atletas é de 2 a 5 g por dia. De acordo com MedlinePlus, possíveis efeitos colaterais dos suplementos de creatina incluem dor de estômago, perda de apetite, diarréia, náuseas, cãibras musculares, calor intolerância, febre, desidratação, redução do volume sangüíneo, desequilíbrio eletrolítico, aumento da sede, dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade, agressão, nervosismo, sonolência, depressão, ritmo cardíaco anormal, desmaios ou tontura, coágulos sanguíneos nas pernas, convulsões e membros inchados. Suplementos de creatina não são regulados pela Food and Drug Administration. Muitas das alegações de saúde e desempenho da creatina não foram cientificamente comprovadas. A Peace Health informa que a creatina só deve ser tomada após consulta com um médico ou farmacêutico. A creatina pode não ser apropriada para mulheres e crianças grávidas ou que amamentam. Não deve ser tomado por pessoas com doença renal ou hepática, devido ao risco de mais danos nos rins e função hepática alterada.